Mística e Espiritualidade da Semana Social Brasileira

A Semana Social Brasileira (SSB) envolve a vivência da fé, na realidade da vida, na promoção da dignidade de toda pessoa, na ação política para a transformação social, na vivencia do Sagrado, defesa dos direitos humanos fundamentais e da natureza.

A SSB faz parte da ação da Igreja no Brasil, com a pastorais sociais, movimentos populares e organizações da sociedade civil. É um mutirão ecumênico e inter-religioso entre os povos, com abertura para a pluralidade, religiosa, cultural e étnica do país.

Neste sentido, a Semana Social Brasileira se apresenta como um espaço privilegiado para o cultivo comunitário da espiritualidade através dos debates, dos momentos celebrativos com elementos lúdicos das regiões brasileiras e da cultura popular. A valorização do símbolo, que nas semanas sociais está representada com o Gira Sol, remete ao significado desta flor, que na cultura popular significa felicidade, trazendo em suas cores a marca da vitalidade, do calor, do sol e sua energia que nasce para todas as pessoas, para todos os seres vivos, refletindo a energia positiva necessária para a construção das lutas cotidianas e para as grandes transformações estruturais necessárias para a sociedade do Bem Viver.

O GIRASSOL, SÍMBOLO DAS SEMANAS SOCIAIS

O ciclo da flor do girassol é sempre o mesmo: todos os dias, desperta e acompanha o Sol de leste a oeste, à noite ela percorre o sentido contrário para esperar novamente saída do Sol na manhã seguinte. Mas quando chega à vida adulta, a rotina muda, deixa de acompanhar o Sol e permanece voltada para o oriente, até encerrar o ciclo.

 Um estudo publicado na revista científica Science, esclarece a mudança na rotina dos girassóis a partir da vida adulta. A resposta está nos ritmos circadianos, o relógio interno dos girassóis. Uma parte do talo dos girassóis se estica durante o dia, e outra à noite. “Quando se acomodam, as flores maiores desprendem um calor adicional, o que as torna mais atrativas para os polinizadores. E a polinização, por sua vez, permite que esse girassol maduro se reproduza, perpetuando a espécie e começando, novamente, o seu baile, em um novo ciclo de vida, em busca do Sol”.

De acordo com a sabedoria popular a flor de girassol significa felicidade, plenitude, transcendência. Sua cor amarela, ou os tons cor de laranja das pétalas, simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do Sol. Na plantação de girassóis, em dias nublados, as flores viram-se umas para as outras buscando a energia e a luz uma nas outras.

  Por isso, esse é o símbolo das Semanas Sociais. E, assim quer ser a 6ª Semana Social Brasileira, diante dos desafios sociais, em mutirão: refletir, iluminar, construir e realizar a transformação necessária a partir de seus frutos para que um novo ciclo se inicie.

ssbcursos@cnbb.org.br
Fale conosco