Módulo 3: Trabalho

Módulo 3: Trabalho

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 3: Trabalho, nele, os temas desenvolvidos serão: Aula 1 – A história do trabalho: e o futuro? Aula 2 – Doutrina Social da Igreja: a &hellip; <a href="https://ssb.org.br/formacao/modulo-2-teto-2/">Continued</a>

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 3: Trabalho, nele, os temas desenvolvidos serão:

Aula 1 – A história do trabalho: e o futuro?

Aula 2 – Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho

Aula 3 – Reforma trabalhista: revogar é possível?

Aula 4 – Trabalho: movimento sindical e organização popular

 

Cada módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos. Ao concluir o módulo, você realiza uma atividade e aguarda a validação da tutoria. O retorno será em até sete dias úteis. O curso oferece duas modalidades de certificação. Para obter a certificação você tem a possibilidade de escolher por módulo ou o curso integral.

Opção Módulo – Ao escolher por módulo, você paga uma taxa colaborativa no valor de R$ 20,00 reais (vinte reais), e em seguida imprime o certificado.

Opção Curso completo: Nesta segunda opção você realiza o curso completo, responde todas as atividades, envia para a tutoria e solicita o certificado de Extensão Universitária. A certificação será pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE),  uma instituição de ensino superior religiosa, com sede na cidade Belo Horizonte, em Minas Gerais. O valor total da certificação é de R$ 100,00 reais (cem reais). A disponibilização do certificado é de  30 dias úteis. O mesmo será enviado no endereço do e-mail que você informou no ato da sua inscrição. Só é possível solicitar o certificado de extensão ao cumprir a carga horária dos seis módulos, ou seja respondendo as questões colocadas no fim de cada módulo.

Aula 1 | A história do trabalho e o futuro?

Aula 1 | A história do trabalho e o futuro?

Objetivos: 

Apresentar uma síntese dos aspectos centrais da história do trabalho no ocidente evidenciando as mudanças de sentido. Metodologicamente, para alcançar seu objetivo, o curso está organizado em três momentos: panorama da transição das sociedades pré-industriais para a economia de mercado do capitalismo industrial; descrição do trabalho na Quarta Revolução Industrial (realidade atual); considerações sobre futuro do trabalho: cenários e perspectivas. 

Professor: 

Elio Gasda, professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã. Bacharel em Filosofia (FAJE) e Doutor em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid). Pós-doutorado em Filosofia Política, Universidade Católica Portuguesa.

Carga horária: 1

A história do trabalho, e o futuro?

Aula 2 | Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho

Aula 2 | Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho

Objetivos: 

Apresentar os principais elementos da dimensão ética do trabalho na Doutrina Social da Igreja. O conteúdo está organizado em momentos: Reflexão sobre o conceito de dignidade aplicado ao trabalho; relevância da Encíclica Laborem exercens de João Paulo II; contribuição do Papa Francisco ao mundo do trabalho na perspectiva da Economia de Francisco e Clara. 

Professor: 

Elio Gasda, professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã. Bacharel em Filosofia (FAJE) e Doutor em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid). Pós-doutorado em Filosofia Política, Universidade Católica Portuguesa.

Carga horária: 1

Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho

Aula 3 | Reforma trabalhista: revogar é possível?

Aula 3 | Reforma trabalhista: revogar é possível?

Objetivos: 

Esta aula apresenta os impactos da reforma trabalhista de 2017 sobre a economia, mercado de trabalho, desigualdade de rendimento do trabalho, jornada, formas de contratação, remuneração, sindicalismo, instituições públicas do trabalho e negociações coletivas. A reforma de 2017 foi justificada pelos seus apoiadores como sendo a solução aos problemas do emprego, da ausência de competitividade, da estagnação da economia, dos elevados custos da força de trabalho e da busca de “segurança jurídica”. Os resultados, em todas as dimensões analisadas, mostram que a reforma não concretizou suas promessas e aprofundou ainda mais a precarização do trabalho, sem produzir efeitos sobre a economia, que seguiu estagnada. Durante o processo da aula discutiremos se é possível a reforma trabalhista ser revogada.

Professora:

Marilane Oliveira Teixeira, economista e doutora em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, professora e pesquisadora do CESIT/IE – Unicamp

Carga horária: 1

Reforma trabalhista: revogar é possível?

Aula 4 | Trabalho: movimento sindical e organização popular

Aula 4 | Trabalho: movimento sindical e organização popular

Objetivos: 

Esta aula apresenta elementos de concepção da organização e ação sindical característicos do novo sindicalismo que emerge no Brasil a partir do final dos anos 1970, destaca entre estes elementos o papel da construção unitária com as organizações e lutas populares, aliando a luta por direitos trabalhistas e políticas públicas. 

Professor:

Marcelo Fragozo, assessor da CUT (Central Única dos Trabalhadores) desde 2016, é gestor público, já atuou em governos municipal e federal e colabora com os movimentos sindicais para estreitar relações com organizações populares. 

Carga horária: 1

Trabalho: movimento sindical e organização popular

ssbcursos@cnbb.org.br
Fale conosco