Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos, este é o Módulo 3: Trabalho, nele, os temas desenvolvidos serão: Aula 1 – A história do trabalho: e o futuro? Aula 2 – Doutrina Social da Igreja: a … <a href="https://ssb.org.br/formacao/modulo-2-teto-2/">Continued</a>
Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos, este é o Módulo 3: Trabalho, nele, os temas desenvolvidos serão:
Aula 1 – A história do trabalho: e o futuro?
Aula 2 – Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho
Aula 3 – Reforma trabalhista: revogar é possível?
Aula 4 – Trabalho: movimento sindical e organização popular
Cada módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos. Ao concluir o módulo, você realiza uma atividade e aguarda a validação da tutoria. O retorno será em até sete dias úteis. O curso oferece duas modalidades de certificação. Para obter a certificação você tem a possibilidade de escolher por módulo ou o curso integral.
Opção Módulo: Ao escolher por módulo, você paga uma taxa colaborativa no valor de R$ 20,00 reais (vinte reais), e em seguida imprime o certificado.
Opção Curso completo: Ao realizar o curso completo basta solicitar por e-mail ssbcursos@cnbb.org.br que deseja o certificado de Extensão Universitária. A certificação será pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), instituição de ensino superior religiosa, com sede na cidade Belo Horizonte, em Minas Gerais. A disponibilização do certificado é de 30 dias úteis. O mesmo será enviado no endereço do e-mail que você informou no ato da sua inscrição, e você não precisa pagar mais nada.
Importante: quem deseja a certificação de Extensão Universitária pela Faculdade Jesuíta, deverá entregar as sínteses até 31 de outubro de 2023. Para quem deseja o certificado da 6ª Semana Social Brasileira/CNBB poderá entregar até 30 de novembro de 2023.
Aula 1 | A história do trabalho e o futuro?
Objetivos:
Apresentar uma síntese dos aspectos centrais da história do trabalho no ocidente evidenciando as mudanças de sentido. Metodologicamente, para alcançar seu objetivo, o curso está organizado em três momentos: panorama da transição das sociedades pré-industriais para a economia de mercado do capitalismo industrial; descrição do trabalho na Quarta Revolução Industrial (realidade atual); considerações sobre futuro do trabalho: cenários e perspectivas.
Professor:
Elio Gasda, professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã. Bacharel em Filosofia (FAJE) e Doutor em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid). Pós-doutorado em Filosofia Política, Universidade Católica Portuguesa.
Aula 2 | Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho
Objetivos:
Apresentar os principais elementos da dimensão ética do trabalho na Doutrina Social da Igreja. O conteúdo está organizado em momentos: Reflexão sobre o conceito de dignidade aplicado ao trabalho; relevância da Encíclica Laborem exercens de João Paulo II; contribuição do Papa Francisco ao mundo do trabalho na perspectiva da Economia de Francisco e Clara.
Professor:
Elio Gasda, professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã. Bacharel em Filosofia (FAJE) e Doutor em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid). Pós-doutorado em Filosofia Política, Universidade Católica Portuguesa.
Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho
Aula 3 | Reforma trabalhista: revogar é possível?
Objetivos:
Esta aula apresenta os impactos da reforma trabalhista de 2017 sobre a economia, mercado de trabalho, desigualdade de rendimento do trabalho, jornada, formas de contratação, remuneração, sindicalismo, instituições públicas do trabalho e negociações coletivas. A reforma de 2017 foi justificada pelos seus apoiadores como sendo a solução aos problemas do emprego, da ausência de competitividade, da estagnação da economia, dos elevados custos da força de trabalho e da busca de “segurança jurídica”. Os resultados, em todas as dimensões analisadas, mostram que a reforma não concretizou suas promessas e aprofundou ainda mais a precarização do trabalho, sem produzir efeitos sobre a economia, que seguiu estagnada. Durante o processo da aula discutiremos se é possível a reforma trabalhista ser revogada.
Professora:
Marilane Oliveira Teixeira, economista e doutora em desenvolvimento econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, professora e pesquisadora do CESIT/IE – Unicamp
Aula 4 | Trabalho: movimento sindical e organização popular
Objetivos:
Esta aula apresenta elementos de concepção da organização e ação sindical característicos do novo sindicalismo que emerge no Brasil a partir do final dos anos 1970, destaca entre estes elementos o papel da construção unitária com as organizações e lutas populares, aliando a luta por direitos trabalhistas e políticas públicas.
Professor:
Marcelo Fragozo, assessor da CUT (Central Única dos Trabalhadores) desde 2016, é gestor público, já atuou em governos municipal e federal e colabora com os movimentos sindicais para estreitar relações com organizações populares.