Módulo 4: Democracia

Módulo 4: Democracia

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 4: Democracia, nele, os temas desenvolvidos serão: Aula 1 – O que é a Democracia? Aula 2 – Democracia: direitos sociais e cidadania Aula 3 – &hellip; <a href="https://ssb.org.br/formacao/modulo-4-democracia/">Continued</a>

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 4: Democracia, nele, os temas desenvolvidos serão:

Aula 1 – O que é a Democracia?

Aula 2 – Democracia: direitos sociais e cidadania

Aula 3 – Sistema político: sociedade democrática

Aula 4Na Democracia: a importância das instituições democráticas

Cada módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos. Ao concluir o módulo, você realiza uma atividade e aguarda a validação da tutoria. O retorno será em até sete dias úteis. O curso oferece duas modalidades de certificação. Para obter a certificação você tem a possibilidade de escolher por módulo ou o curso integral.

Opção Módulo – Ao escolher por módulo, você paga uma taxa colaborativa no valor de R$ 20,00 reais (vinte reais), e em seguida imprime o certificado.

Opção Curso completo: Nesta segunda opção você realiza o curso completo, responde todas as atividades, envia para a tutoria e solicita o certificado de Extensão Universitária. A certificação será pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE),  uma instituição de ensino superior religiosa, com sede na cidade Belo Horizonte, em Minas Gerais. O valor total da certificação é de R$ 100,00 reais (cem reais). A disponibilização do certificado é de  30 dias úteis. O mesmo será enviado no endereço do e-mail que você informou no ato da sua inscrição. Só é possível solicitar o certificado de extensão ao cumprir a carga horária dos seis módulos, ou seja respondendo as questões colocadas no fim de cada módulo.

Aula 1 | O que é a Democracia?

Aula 1 | O que é a Democracia?

Objetivos: 

Trataremos da democracia não apenas como regime político, mas como sociedade democrática.

Professora:

Marilena de Souza Chaui, escritora e filósofa brasileira, especialista na obra de Baruch Espinoza e professora emérita de Filosofia Política e Estética da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade de São Paulo.

Carga horária: 1

Aula 2 | Democracia: direitos sociais e cidadania

Aula 2 | Democracia: direitos sociais e cidadania

Objetivos: 

  1. Regime Democrático ou Sociedade Democrática: Reflexões acerca do modelo de sociedade que temos e o modelo que podemos construir;
  2. Histórico da promulgação da Constituição Brasileira: Estado democrático de direitos, segundo a Constituição Federal de 1988;
  3. Década de 80: Período histórico com o surgimento de grandes movimentos, organizações e pastorais sociais na perspectiva de uma nova sociedade;
  4. Direitos sociais: diferenças entre carências, privilégios e direitos;
  5. Orçamento público para as políticas sociais: O (des)financiamento e os desmontes no orçamento público sofrido nos últimos tempos para as populações mais vulneráveis.

Professora:

Márcia Ponce, secretaria regional da Cáritas Brasileira Paraná.  Presidente do CERMA – Conselho Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná de 2019 a 2022. Membro da CONMIR – Comissão Nacional de Migração, Refúgio e Apátrida da Caritas Brasileira. Coordenadora Regional da Pastoral do Migrante no Paraná. Bacharel em Serviço Social com especialização em movimentos e pastorais sociais. 

Carga horária: 1

Aula 3 | Sistema político: sociedade democrática

Aula 3 | Sistema político: sociedade democrática

Objetivos:

Definir o papel e os tipos de Democracia que existem.

  1. Projeto Encantar a Política
  2. Reflexão política permanente
  3. Sistema político e democracia
  4. Oligarquia x Democracia
  5. Democracia representativa ou liberal
  6. Plutocracias
  7. Modelos de Democracia
  8. Democracia participativa
  9. Orçamento participativo
  10. Sistema eleitoral

Professor:

Paulo Adolfo Simões, pertence ao clero da diocese de Pouso alegre – MG. É secretário executivo do CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmera), que articula em torno de noventa escolas de Fé e Política no Brasil, o centro é uma ação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vinculado a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Carga horária: 1

Aula 4 | Na Democracia: a importância das instituições democráticas

Aula 4 | Na Democracia: a importância das instituições democráticas

Objetivos: na história brasileira nunca houve uma democracia consolidada. Os períodos de paz e de democracia sempre foram de curta duração. Os golpes e a ditadura são parte permanente da história do Brasil. A elite brasileira conservadora e escravocrata, o grande capital e a grande mídia nunca permitiram que o povo brasileiro, trabalhadoras e trabalhadores, e especialmente os mais pobres tivessem vida digna e direitos. Anuncia profeticamente o Papa Francisco: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos. No Brasil, as instituições democráticas e a própria democracia sempre foram construídas com forte organização e resistência popular, como aconteceu com a redemocratização do Brasil após a ditadura, com as Diretas Já e a luta pela Constituição Cidadã. Instituições democráticas e diálogo permanente entre governos e sociedade são fundamentais para a consolidação da democracia, da justiça social, com instituições democráticas consolidadas.

Professor:

Selvino Heck, ex-deputado estadual constituinte do Rio Grande do Sul (1987-1990). Membro da Coordenação Ampliada Nacional e Coordenação/RS do Movimento Fé e Política. Membro da Coordenação do CEAAL Brasil (Conselho Latino-americano e Caribenho de Educação Popular) e do Conselho Deliberativo do CAMP (Centro de Assessoria Multiprofissional), de Porto Alegre/RS

Carga horária: 1

ssbcursos@cnbb.org.br
Fale conosco