Módulo 6: Soberania

Módulo 6: Soberania

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 6: Soberania, nele, os temas desenvolvidos serão: Aula 1 – Soberania Popular: Estado pela vida do povo Aula 2 – Soberania Popular na América Latina Aula &hellip; <a href="https://ssb.org.br/formacao/modulo-6-economia/">Continued</a>

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 6: Soberania, nele, os temas desenvolvidos serão:

Aula 1 – Soberania Popular: Estado pela vida do povo

Aula 2 – Soberania Popular na América Latina

Aula 3 – Soberania e Segurança Alimentar: combate à fome

Aula 4 – Projeto de Soberania Popular para o Brasil

 

Cada módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos. Ao concluir o módulo, você realiza uma atividade e aguarda a validação da tutoria. O retorno será em até sete dias úteis. O curso oferece duas modalidades de certificação. Para obter a certificação você tem a possibilidade de escolher por módulo ou o curso integral.

Opção Módulo – Ao escolher por módulo, você paga uma taxa colaborativa no valor de R$ 20,00 reais (vinte reais), e em seguida imprime o certificado.

Opção Curso completo: Nesta segunda opção você realiza o curso completo, responde todas as atividades, envia para a tutoria e solicita o certificado de Extensão Universitária. A certificação será pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE),  uma instituição de ensino superior religiosa, com sede na cidade Belo Horizonte, em Minas Gerais. O valor total da certificação é de R$ 100,00 reais (cem reais). A disponibilização do certificado é de  30 dias úteis. O mesmo será enviado no endereço do e-mail que você informou no ato da sua inscrição. Só é possível solicitar o certificado de extensão ao cumprir a carga horária dos seis módulos, ou seja respondendo as questões colocadas no fim de cada módulo.

Aula 1: Soberania Popular: estado pela vida do povo

Aula 1: Soberania Popular: estado pela vida do povo

Objetivos: 

O objetivo da aula é introduzir o tema da soberania popular, apresentado sob duas perspectivas: por um lado, sob a perspectiva-teórico filosófica, através da localização do tema da soberania popular na filosofia política moderna; por outro, através da identificação dos processos concretos de afirmação da soberania popular e das limitações que lhe são impostas. As duas dimensões são apresentadas de maneira imbricada, ao longo da aula, mostrando a correlação entre as posições políticas dos autores que se manifestaram sobre o tema e as lutas políticas e sociais relacionadas à questão da soberania.

Professor:

Darlan Montenegro, graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. É professor de Teoria Política na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, do Departamento de Letras e Ciências Sociais – DCS e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Tem experiência nas áreas de Ciência Política e História. Principais áreas de interesse: teoria política, liberalismo, partidos políticos, partidos de esquerda e política brasileira.

Carga horária: 1

Soberania Popular: estado pela vida do povo

Aula 2 | Soberania Popular na América Latina

Aula 2 | Soberania Popular na América Latina

Objetivos: 

Nesta aula discutiremos o que é Soberania popular e o que é América Latina. Qual história comum e quais os pontos de convergência temos com os mais de vinte países do continente da América Latina, que história e futuro comum podemos almejar com os povos do nosso continente. Discutiremos ainda se existe uma identidade latino-americana ou se está em construção.

Professor:

Gilberto Maringoni, é jornalista, historiador e professor universitário brasileiro e de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, tendo lecionado também na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Federal de São Paulo.

Carga horária: 1

Soberania Popular na América Latina

Aula 3 | Soberania e segurança alimentar: combate à fome

Aula 3 | Soberania e segurança alimentar: combate à fome

Objetivos: 

Abordar a temática a partir de uma caracterização da especulação dos alimentos como mercadoria, produzida através dos sistemas alimentares das grandes empresas do agronegócio e dos fundos financeiros. Expor as contradições que isso traz para as sociedades do Sul global e o quanto isso afeta a vida dos mais pobres. Apontar perspectivas tendo como base a Soberania Alimentar, conceito fundamental para articular direitos territoriais dos povos do campo, das águas e das florestas, aliado ao acesso massivo de comida de verdade como medida fundamental de política de Estado, com o protagonismo popular na sua execução.

Professora:

Kelli Mafort, da coordenação nacional do MST, pedagoga. mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara.

Carga horária: 1

Soberania e segurança alimentar: combate à fome

Aula 4 | Projeto de soberania popular para o Brasil

Aula 4 | Projeto de soberania popular para o Brasil

Objetivos: 

O que é um Projeto Popular e contribuição histórica dos movimentos populares, partidos políticos consolidados pós ditadura militar no Brasil e o fortalecimento das organizações que geraram os processos de participação social. Os elementos da conjuntura democrática e a articulação de elaboração coletiva de uma proposta de projeto popular que interfira de forma estruturada e intencional nos diferentes poderes do sistema democrático brasileiro e nas organizações, movimentos eclesiais e populares, na defesa dos direitos humanos e da democracia, traduzidos no acesso à Terra, ao Teto e ao Trabalho.

Professora:

Alessandra Miranda, secretária executiva da 6ª Semana Social Brasileira e da Comissão Episcopal de Enfretamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fundadora do Cajueiro e Pesquisa em Juventudes.

Carga horária: 1

Projeto de soberania popular para o Brasil

ssbcursos@cnbb.org.br
Fale conosco