Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos, cada módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos, este é o Módulo 5: Economia, nele, os temas desenvolvidos serão: Aula 1 – A economia nossa de cada dia … <a href="https://ssb.org.br/formacao/modulo-5-soberania/">Continued</a>
Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos, cada módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos, este é o Módulo 5: Economia, nele, os temas desenvolvidos serão:
Aula 1 – A economia nossa de cada dia
Aula 2 – Dívida pública: quem paga somos nós
Aula 3 – Com Francisco e Clara: Realmar a economia
Aula 4 – Um caminho: a Economia Popular Solidária
Importante: Concluímos no dia 30 de novembro de 2023, a jornada de estudos do curso Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”, com o tripé Terra, Teto e Trabalho e os eixos: Economia, Democracia e Soberania. As aulas permanecerão disponíveis no site da 6ª SSB, só não terão a certificação, atividades com acompanhamento da tutoria e a comunicação com a secretaria. Será totalmente autoinstrucional. Desejamos que você volte ao curso sempre que precisar, explore, relacione com o mundo que você vive. E para você está chegando, o curso é permanente, seja bem-vindo(a) e bons estudos!
Aula 1 | A economia nossa de cada dia
Objetivos:
Economia nossa de cada dia é uma introdução ao que está em jogo na economia. Quem comanda a política é o poder econômico, por isso é tão importante entender o que a economia tem a ver com o nosso dia a dia, tanto como atividade, quanto ciência social. Nesta aula, faremos um percurso histórico do nascimento desta ciência, das origens do neoliberalismo até chegar aos dias atuais.
Professora:
Sandra Quintela, economista, alagoana residente no Rio de Janeiro. Internacionalista e militante por uma economia desde os povos e territórios, membro da Rede Jubileu Sul Brasil.
O Brasil é um dos países mais ricos do planeta, com imensas riquezas sob todos os aspectos, inclusive mantendo mais de R$ 4 trilhões de reais em caixa há vários anos. No entanto, apesar de toda abundância que existe aqui, a maior parte da população vive na miséria e a escassez está presente em todas as áreas de interesse da população. É urgente difundir o conhecimento sobre os 4 eixos principais que sustentam esse modelo econômico errado que atua no Brasil – o Sistema da Dívida; a Política Monetária suicida praticada pelo Banco Central; o Modelo Tributário regressivo; e o modelo extrativista irresponsável para com as pessoas e o ambiente: mineração e agronegócio.
Professora:
Maria Lúcia Fattorelli, é Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida desde 2001. Membro da Comissão da Verdade instituída pelo Parlamento Helênico para auditar a dívida pública grega (2015). Membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Externa Equatoriana – CAIC – Subcomissão de Dívida Externa com Bancos Privados Internacionais (2007-2008). Atuou como Assessora Técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados Federais em Brasília (2009-2010). Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil de 1982 a 2010. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Auditoria da Dívida Pública e Administração Tributária. Possui Especialização (MBA) em Administração Tributária pela FGV-EAESP. Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional Machado Sobrinho e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Aula 3 | Com Francisco e Clara: Realmar a economia
Objetivos:
Esta aula é um convite a pôr em prática uma economia diferente, que faz viver, que não mata, que inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, que cuida da criação e não a devasta. Discutiremos sobre:
Eixo Territorial
Eixo Educação
Eixo Movimentos sociais
Eixo Movimentos: economia de Francisco e Clara e os Movimentos Populares
Eixo Território
Professor:
Eduardo Brasileiro, sociólogo, mestrando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências sociais da PUC Minas. Na mesma universidade é integrante do Núcleo de Estudos Sociopolíticos Nesp/PUC Minas na Escola de Formação Política de Cristãos Humanistas e no Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara. É articulador nacional da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC), e participa da Coordenação Executiva da 6ª Semana Social Brasileira da CNBB. Consultor do Instituto Cultiva para o projeto Comunidades Educadoras para a União Marista do Brasil em Teresina/Piauí.
A Economia Solidária é parte da nova onda de mobilização social alternativa fomentar o desenvolvimento sustentável e a democratização da economia, exige processos redistributivos não somente da riqueza sob forma de renda, mas fundamentalmente da riqueza enquanto patrimônio, pressupõe acesso das pessoas aos meios de produção e distribuição e a apropriação coletiva dos resultados dos processos econômicos. O Empreendedorismo que é disseminado pela cultura neoliberal, não é EcoSol, o empreendedorismo tanto se refere à atividade empresarial por conta própria, quanto à capacidade do trabalhador assalariado de inovação.
Professor:
Robson Digrisolo, sociólogo, professor de história aposentado. Foi assessor da Secretaria do Trabalho na Prefeitura de Guarulhos de 2001 a 2016 – Coordenador do Núcleo de Geração de Renda com Políticas Públicas de Economia Solidária; Suplente da Cáritas Brasileira na Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária; Coordenação da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária (até 2016); Rede de Educadores em Economia Solidária criado dentro do CFES-Sudeste; Coordenação da Macro Sudeste do Fórum Brasileiro de EcoSol: Coordenação do Fórum Paulista de EcoSol; Comissão Estadual do CADSOL (até 2016); Grupo Perspectivas da EcoSol. Coordenação da Escola Fé e Política da Diocese de Guarulhos; acompanha Pastoral Operária; Fórum das Pastorais Sociais da Diocese. Como cidadão: filiado ao PT; faz parte do movimento que luta pela despoluição dos Rios Tietê e Pinheiros na região do Alto Tietê; combate à vinda do Lixão para bairro do Cabuçu em Guarulhos; e participa do movimento pela Saúde da cidade de Guarulhos.