SSB
23/03/2021

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comunhão com a Igreja no Brasil, está comprometido com a 6ª Semana Social Brasileira (SSB), cujo tema é “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”.

Em continuidade ao Seminário Estadual de julho de 2020, a equipe de Articulação da 6ª SSB do Regional promoveu no dia 27 de fevereiro, juntamente com representantes das sub-regiões e Arquidioceses e Dioceses, o Encontro de Formação de Articuladores da 6ª SSB.    

O encontro foi conduzido por Dom Reginaldo Andrietta, referencial da 6ª Semana Social Brasileira (SSB), no Regional, acompanhado pelo articulador da 6ª SSB no âmbito deste Regional, Eduardo Brasileiro.   

O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre representações das Arquidioceses e Dioceses, das Sub-regiões e pastorais e organismos do Regional.   

Em sua fala, Dom Reginaldo deu as boas-vindas aos participantes destacando “que neste período de distanciamento físico e não necessariamente distanciamento social, somos convidados a exercer muitas formas de solidariedade que expressa o valor fundamental do Reino de Deus que significa a comunhão entre os seres humanos, entre as quais nos conectarmos ao processo da 6ª SSB que tem sido entendido assim, se trata de Encontro de formação, mas já faz parte desse processo da semana que é um mutirão permanente, embora tenhamos momentos significativos, estaremos chamando de mutirão ou mutirões locais, ou de realidades específicas, mutirões diocesanos e de nosso Regional em conjunto com a CNBB que também faz parte desse processo que é um mutirão permanente de diálogo sobre os principais problemas que afetam a sociedade brasileira e de partilha de propostas de solução e fortalecimento de vínculos organizativos e de articulação de ações em favor do bem comum”.  

Na avaliação de Eduardo Brasileiro, “foi um encontro de compromisso. Pessoas de diversas pastorais e organismos somadas na urgência de terra, teto e trabalho para todas as pessoas, se unem para organizar essa ação no nosso regional. É uma injeção de esperança. Não estamos sós. Muita gente séria e comprometida deseja se juntar ao Mutirão pela Vida e construir políticas públicas voltadas para o povo”. 

Para a coordenadora Denise Lima, da Diocese de Presidente Prudente, da Sub-região Botucatu, membro da Presidência do CNLB do Regional e da Comissão Regional de Assessoria da Pastoral da Juventude no Regional, “o encontro foi muito positivo e um sopro de esperança para o organismo que eu represento. O evento teve a presença de uma diversidade de pastorais e movimentos, mas todos em sintonia com o mesmo objetivo de fazer enraizar a 6ª SSB em nosso Estado”.  

Ainda segundo a coordenadora, “as partilhas das atividades que já estão acontecendo estão sendo muito enriquecedoras, entre elas, a partilha feita pelo José Luiz da diocese de Guarulhos e sua experiência com a Economia Solidaria. Tenho a plena certeza que esse encontro só vai impulsionar ainda mais a divulgação da 6ªSSB em todas as dioceses, principalmente através dos grupos de articulação que serão formados”, avaliou Denise.   

A fim de disseminar esse trabalho para chegar ao povo de Deus é necessário desenvolver o envolvimento e o engajamento de pessoas para fazerem semear o processo reflexivo germinando um processo de ações. Neste sentido, durante o encontro foi apresentada a equipe de articulação das Sub-regiões. Integram a equipe Peterson Prates (CEBS São Paulo), Luiza Camargo (CJP), Edson Silva (CNLB), Mônica Lopes (Pastoral Fé e Política) e José Gimenes (Pastoral da Saúde). Pe. Tiago Barbosa (PASCOM).  

Sobre as Semanas Sociais Brasileiras 

Desde 1991, Semanas Sociais Brasileira vem sendo promovidas pela CNBB. Um esforço para aprofundar nossa evangelização à luz da palavra de Deus e de um diagnóstico da realidade sociopolítica e econômica do país, e motivar todo o povo de Deus e a sociedade civil, para a reflexão e ação diante de tantos fatores que nos afetam atualmente enquanto sociedade brasileira. Em anexo enviamos um documento que explica o processo histórico.  

6ª SSB 

O objetivo da 6ª Semana, aprovada na 57a Assembleia Geral do episcopado brasileiro, é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. No entanto, esse processo também fortalece a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.  

Com informações e fotos da equipe de Articulação da 6ª SSB, no Regional Sul 1 da CNBB