SSB
16/07/2021

"A emergência é global e afeta principalmente as camadas mais vulneráveis da população, começando pelas mulheres, que em muitos casos abrem mão da comida para alimentar seus filhos”, afirma Paolo Pezzati

Imagem: Divulgação

Na classificação macabra e dolorosa da morte, a fome vence o Coronavírus de 11 a 7. De acordo com o último relatório da Oxfam, 11 pessoas correm o risco de morrer de fome a cada minuto e 7 de morrer de Covid-19.

O comentário é de Tonio Dell'Olio, padre, jornalista e presidente da associação Pro Civitate Christiana, publicado por Mosaico di Pace, 15-07-2021. A tradução é de Luisa Rabolini para o IHU.

Acontece que 20 milhões de pessoas a mais que no ano anterior estão à beira da morte porque não têm alimentação suficiente: 155 milhões no mundo. Por causa da guerra, acima de tudo, mas também as crises climáticas e econômicas contribuem para obscurecer essa estatística composta de pessoas e sofrimentos atrozes. É guerra e fome no AfeganistãoEtiópiaSudão do SulSíria e Iêmen. A Somália é uma situação extrema. Há um aumento no Brasil, na Índia, na região do Sahel.

“A emergência é global e afeta principalmente as camadas mais vulneráveis da população, começando pelas mulheres, que em muitos casos abrem mão da comida para alimentar seus filhos”, afirma Paolo Pezzati, da Oxfam Itália. Em que mundo vivemos se esta emergência não está no topo das agendas políticas comuns? Pensando em uma solução geral, o sistema de ambulâncias globais que ajudam essas pessoas em carne e osso deveria ser melhorado. Quando nos pegamos perguntando: "Em que mundo vivemos?". Precisamos pensar sobre isso.