A websérie, com quatro episódios, tem por objetivo contribuir no processo formativo para a construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”
A 6ª Semana Social Brasileira (SSB) lança no dia 10 de maio de 2022, às 15h, o primeiro episódio da websérie O Brasil que queremos. Serão Quatro episódios, transmitidos pelas redes sociais da @ssbrasileira.
Escutar, falar, dialogar, aprender, mobilizar e construir coletivamente é a proposta da 6ª Semana Social Brasileira (2020 – 2023), que traz como tema Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e tem o objetivo da construir, de forma colaborativa, com as Pastorais e Movimentos Sociais o projeto popular O Brasil que queremos: o Bem viver dos povos.
#EP1 – O Brasil que temos, será veiculado no dia 10 de maio de 2022, às 15h, nas redes sociais da @ssbrasileira. Colabora nesta reflexão, Virginia Fontes, historiadora e professora na Escola Nacional Florestan Fernandes. Virgínia traz um panorama do Brasil e faz a análise a partir da conjuntura política, econômica, religiosa e cultural. Também, coloca no horizonte, os sinais de resistência populares. Aborda, ainda, o fato de como o país chegou até aqui, e apresenta pistas de ações para sair deste lugar, nada confortável, sobretudo para a população vulnerabilizada.
#EP2 – O Brasil que queremos, vai ao ar no dia 17 de maio de 2022, às 15h. Ajuda no debate, dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e secretário da Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vicente contribui a partir dos questionamentos: “Quando falamos sobre o “Bem Viver dos Povos”, quais as rupturas e pontes que devem ser assumidas para este Brasil que queremos? Você sabe qual é sua vivência e missão sociotransformadora da Igreja? O bispo responde essas e outras questões nessa série, além de deixar uma poesia para esperançar o caminhar. E ele convida: “Então, vem comigo! Vem com a Igreja! Vem com a 6ª Semana Social Brasileira! Pois coletivamente podemos construir o Brasil que queremos!”.
#EP3 – O Bem Viver dos povos, veiculação no dia 24 de maio de 2022, às 15h. Jaqueline Kuña Aranduhádopovo Guarani Kaiowá. Kuña é conselheira da Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani e mestranda em antropologia, ajuda na compreensão do Bem Viver a partir da vivência do povo Guarani Kaiowá. “A terra para nós é vida. É sobre ter um chão para pisar, uma mata, uma árvore para abraçar”, enfatiza Kuña Aranduhá, que traz ao debate os princípios da reciprocidade entre as pessoas, a convivência com outros seres da natureza e do profundo respeito e o saber conviver com a Mãe Terra. Segundo Para os povos indígenas a terra é muito mais que um lugar a ser habitado, é um espaço sagrado que gera vida.
#EP4 – O Projeto Popular, o que é?, será transmitido no dia31 de maio de 2022, às 15h, nas redes sociais da @ssbrasileira. Colabora neste tema, Olívia Carolino, economista e da coordenação política do Projeto Brasil Popular. Olivia favorece a compreensão do que é um Projeto Popular e quais os principais destaques relacionados ao Projeto Brasil Popular. E aponta porque o projeto popular é importante nesta conjuntura social, política e econômica. E motiva: “Eu quero te convidar para compreender melhor a importância desse projeto, pois somente quando tomamos consciência é que podemos fazer as mudanças. E o Brasil é de todos nós. Eu acredito que coletivamente podemos construir o Brasil que queremos”, ressalta.
O que são as Semanas Sociais Brasileiras
As Semanas Sociais Brasileiras são convocadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e mobilizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. São processos construídos de forma coletiva, à luz da Doutrina Social da Igreja, com as Pastorais Sociais, Movimentos Populares, Igrejas Cristãs, Inter-religiões, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil num debate sociopolítico e socioambiental, para uma atuação sociotransformadora.
Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, com a proposta de construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores.