Módulo 2: Teto

Módulo 2: Teto

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 2: Teto, nele, os temas desenvolvidos serão: Aula 1 – Habitação e cidade: Como mora o povo brasileiro? Aula 2 – Morar e plantar: soberania e &hellip; <a href="https://ssb.org.br/formacao/modulo-2-teto/">Continued</a>

Boas-vindas ao curso Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos, uma proposta da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB). O curso está organizando em seis módulos,  este é o Módulo 2: Teto, nele, os temas desenvolvidos serão:

Aula 1 – Habitação e cidade: Como mora o povo brasileiro?

Aula 2 – Morar e plantar: soberania e segurança alimentar

Aula 3 – Habitação e Políticas Públicas

Aula 4 – Formações das Ocupações e Favelas

Cada módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos. Ao concluir o módulo, você realiza uma atividade e aguarda a validação da tutoria. O retorno será em até sete dias úteis. O curso oferece duas modalidades de certificação. Para obter a certificação você tem a possibilidade de escolher por módulo ou o curso integral.

Opção Módulo – Ao escolher por módulo, você paga uma taxa colaborativa no valor de R$ 20,00 reais (vinte reais), e em seguida imprime o certificado.

Opção Curso completo: Nesta segunda opção você realiza o curso completo, responde todas as atividades, envia para a tutoria e solicita o certificado de Extensão Universitária. A certificação será pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE),  uma instituição de ensino superior religiosa, com sede na cidade Belo Horizonte, em Minas Gerais. O valor total da certificação é de R$ 100,00 reais (cem reais). A disponibilização do certificado é de  30 dias úteis. O mesmo será enviado no endereço do e-mail que você informou no ato da sua inscrição. Só é possível solicitar o certificado de extensão ao cumprir a carga horária dos seis módulos, ou seja respondendo as questões colocadas no fim de cada módulo.

Aula 1 | Habitação e cidade: como mora o povo brasileiro?

Aula 1 | Habitação e cidade: como mora o povo brasileiro?

Objetivos:

Esta aula se propõe a discutir as políticas de habitação, a convivência nas cidades, as violações do direito à moradia. Mostrar como mora, nas cidades, o povo brasileiro, a reprodução das desigualdades sociais, o déficit habitacional causado pela ausência de políticas públicas, a luta por moradias e as dificuldades em pagar aluguéis o que tem levado muitas famílias a morar nas ruas.

Professora: 

Evaniza Rodrigues, mestre em Arquitetura e Urbanismo e militante da União Nacional por Moradia Popular.

Carga horária: 1

Aula 2 | Morar e plantar: soberania e segurança alimentar

Aula 2 | Morar e plantar: soberania e segurança alimentar

Objetivos:

Esta aula apresenta dados sobre a fome anteriores à pandemia de covid-19; conceitos ligados à fome; soberania alimentar – origem e caminhos; Quando surgiu o termo Soberania Alimentar; Quais os direitos que os povos têm da soberania alimentar ou segurança alimentar; As ameaças ao direito à alimentação segurança alimentar, insegurança alimentar grave ou leve; nutricídio; consumo de ultraprocessados mascara a fome; morar-e-plantar, origem da expressão, compromisso com soberania alimentar; relação campo-cidade; A produção dos alimentos e o fortalecimento de um modelo alternativo de cultivo de alimentos para o autossustento.

Professora:

Sílvia Baptista, mulher negra, integrante do Coletivo Popular de Mulheres da Zona Oeste, onde atua no combate a fome. É pedagoga, mestra em ciências e doutoranda em planejamento urbano (IPPUR/UFRJ)

 

Carga horária: 1

Aula 3 | Habitação e políticas públicas

Aula 3 | Habitação e políticas públicas

Objetivos:

Esta aula quer nos ajudar a tomar consciência dos nossos direitos para lutarmos contra o déficit habitacional causado pela falta de políticas públicas e por transformações sociais. A Política Nacional da Habitação (PNH), tem como principal meta garantir à população, especialmente a de baixa renda, o acesso à habitação digna. Considera fundamental para atingir seus objetivos: a integração entre a política habitacional e a política nacional de desenvolvimento.

Professor:

Ricardo de Gouvêa Corrêa, arquiteto urbanista, Fundação de Direitos Humanos Bento Rubião, com experiência em projetos de Produção Social da Moradia, Regularização Fundiária, Oposição a Despejos e em Políticas Públicas de Habitação de Interesse Social.

Carga horária: 1

Aula 4 | Formações das ocupações e favelas

Aula 4 | Formações das ocupações e favelas

Objetivos:

Esta aula visa fornecer um panorama geral acerca da questão da formação das ocupações de terras e favelas urbanas no Brasil, a partir da síntese da bibliografia da área de urbanismo e das contribuições de pesquisadores e ativistas de organizações de defesa de direitos sociais. Trataremos sobre a formação das desigualdades sócio-territoriais; as tipologias de precariedade habitacional; e as formas de superação desse aspecto urbano no país.

Professor:

Edilson Mineiro, advogado militante na área do Direito Urbanístico. Mestre na FAU/USP. Atua desde 1994 na fiscalização, formulação e execução de políticas de habitação de interesse social. Foi assessor do vereador Henrique Pacheco, assessor da Presidência da COHAB/SP (2001-2004), Coordenador de Habitação da Prefeitura Municipal de Suzano (2005-2012) e assessor do vereador Nabil Bonduki (2012-2016). Atualmente é assessor jurídico da União dos Movimento de Moradia – UMM/SP e do Deputado Federal Paulo Teixeira.

ssbcursos@cnbb.org.br
Fale conosco