SSB
12/02/2021

Hoje, 12 de fevereiro de 2021, 16 anos do assassinato de Dorothy Mae Stang, conhecida como Irmã Dorothy.

Irmã Dorothy Stang | Foto: Carlos Silva/Divulgação

A missionária, aos 73 anos, foi morta com seis tiros, numa emboscada em área do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) no assentamento Esperança, em Anapu, no Pará

Abaixo, entrevista de irmã Jane Dwyer ao amazoniareal.com.br. que permanece em Anapu no trabalho junto às famílias assentadas.

“Ameaçados somos todos e da luta não fujo.” A declaração de irmã Jane Dwyer, que junto com a irmã Katia Webster assumiu a responsabilidade de continuar o trabalho da missionária assassinada Dorothy Stang, diz muito sobre a vida delas em Anapu, município do Pará marcado por conflitos de terra que parecem não ter fim para quem trabalha em prol dos direitos humanos e da reforma agrária.

A entrevista com irmã Jane foi gravada no dia 12 de fevereiro de 2020, no Centro de Formação São Rafael, para a série de mini documentários “Vozes que Resistem”, da agência Amazônia Real.

É no jardim do centro que está enterrada a missionária, mais conhecida como irmã Doti, que foi assassinada há 16 anos por dois pistoleiros e seu corpo atravessado por seis tiros enquanto caminhava por uma estrada de terra do PDS Esperança, Projeto de Desenvolvimento Sustentável que ela criou para assentar famílias pobres da Transamazônica.

Resiliência, amor e coragem são palavras de ordem. Irmã Jane é, acima de tudo, um ser de fé e que acredita na Justiça, seja a dos homens ou a divina.

A série “Vozes que Resistem” produz mini documentários para visibilizar a luta de defensores dos direitos humanos ameaçados na Amazônia.

A série tem depoimentos de Erasmo Alves Teófilo, presidente da Cooperativa Agricultores da Volta Grande do Xingu, em Anapu, no oeste do Pará.

Também foram entrevistadas as lideranças de Barcarena (PA) Maria Salistiano Cardoso e Socorro do Burajuba; ambas ameaçadas após o desastre ambiental da mineradora Hydro Alunorte.

Ficha técnica
Projeto Vozes que Resistem
Reportagem: Maria Fernanda Ribeiro e Cícero Pedrosa Neto
Imagens e fotos: Cícero Pedrosa Neto
Edição/Montagem: César Nogueira
Coordenação geral: Kátia Brasil

Apoio: CLUA
Realização: Amazônia Real – 2021

Comunidade faz memória do martírio de Dorothy  durante as celebrações que marcaram os 15 anos da morte da missionária Dorothy Stang (2019) | Foto:  Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real