SSB
22/03/2021

22 de março Dia Mundial da Água

Imagem: Divulgação Unesco

A água é uma necessidade humana básica, necessária para beber e para apoiar o saneamento e a higiene, sustentando a vida e a saúde.
O acesso à água e ao saneamento são direitos humanos.

Por Unesco

O papel da água em nossa vida diária (dentro das famílias, escolas, locais de trabalho e instalações de saúde) é freqüentemente esquecido, mas o valor da água para WASH (serviços de água e saneamento) não tem preço.

Para atribuir o valor certo aos serviços de água e saneamento , precisamos levar em consideração os benefícios que esses serviços trazem às pessoas, como melhores condições de vida e produtividade, custos reduzidos de saúde e envolvimento no local de trabalho.

As mulheres, e particularmente as meninas, que carregam o fardo de trazer água potável para mais perto de casa, costumam ser as principais beneficiárias de serviços melhorados. 

Imagem: Unesco/Divulgação

Estima-se que alcançar o acesso universal à água potável segura e ao saneamento em 140 países de baixa e média renda custaria cerca de US $ 114 bilhões por ano. 

A relação custo-benefício de tais investimentos demonstrou fornecer um retorno positivo significativo. Os retornos sobre a higiene são ainda maiores, pois podem melhorar muito os resultados de saúde em muitos casos, com pouca necessidade de infraestrutura adicional cara.

O ano de 2020 viu o surgimento da pandemia COVID-19 , que atingiu com mais força as pessoas mais vulneráveis ​​do mundo - muitas delas vivendo em assentamentos informais e favelas urbanas.  

A higiene das mãos é extremamente importante para prevenir a disseminação de COVID-19 (ver a resposta da UNESCO para COVID-19 ).

Globalmente, mais de três bilhões de pessoas e dois em cada cinco centros de saúde não têm acesso adequado a instalações de higiene das mãos. O acesso inadequado a instalações de higiene das mãos aumenta o risco de propagação de COVID-19 e outras doenças infecciosas. 

O valor perdido na vida humana e no potencial educacional e econômico é um fardo para a sociedade.  

O acesso à água potável e a serviços de saneamento seguro contribui para uma vida com dignidade e igualdade. 

Saiba mais