A Articulação Nacional da Pastoral da Moradia e Favela lança material com orientações para criação, organização e fortalecimento da Pastoral. Animada pela 6ª Semana Social Brasileira, uma mobilização da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), a articulação visa avançar na reflexão sobre a criação de uma Pastoral da Favela e Moradia em âmbito nacional, para uma presença orgânica, evangelizadora e sociotransformadora da Igreja nas periferias, favelas, cortiço e ocupações.

Acesse aqui o guia para a criação da Pastoral da Favela e Moradia

A missão da Pastoral visa ser presença fraterna nas favelas, periferias e ocupações urbanas; fortalecer o compromisso comunitário e social; compartilhar a força sociotransformadora da espiritualidade libertadora; articular, organizar e capacitar lideranças pastorais; promover a organização popular, sobretudo, para o acesso às moradias; propor e monitorar políticas públicas.

No Brasil, milhões de famílias vivem sem teto, em ameaça de despejo ou em uma moradia precária e indigna, sem infraestrutura adequada, como redes de água e esgoto. Para cerca de 6 milhões de famílias é necessária a construção de novas moradias imediatamente. No mínimo, 70 milhões de brasileiros carecem de moradia digna. O país tem hoje 13 mil favelas, o dobro do registrado há 10 anos (IBGE). Mais de meio milhão de pessoas estão ameaçadas de despejo, segundo a Campanha Despejo Zero.