A Pós-graduação Lato Sensu em Dimensão Social da fé, modalidade a distância, será realizada em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Por Osnilda Lima e Ilanyr Felipe | 6ªSSB

A Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), estão com as pré-inscrições abertas, para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Dimensão Social da fé na modalidade a distância, até dia 7 de março. A carga horária é de 360 horas e terá a duração de aproximadamente um ano e meio. O investimento é de R$ 200 reais, valor único, pago na taxa de inscrição.

Pré-inscrição

Conteúdo programático

Para dom José Valdeci Mendes, bispo de Brejo (MA), e presidente da Cepast-CNBB, o compromisso com uma sociedade justa e solidária leva a um engajamento social. “Para que isso aconteça, precisamos conhecer profundamente a realidade, saber analisá-la e estar embasado no ensino social da Igreja. Por acreditar na coletividade social, a Comissão Sociotransformadora propõem o curso em Dimensão Social da Igreja”, destaca. O bispo lembra: “estamos em uma sociedade de grandes desafios, injustiças e violações de direitos humanos e violações da casa comum. Vidas que são ceifadas brutalmente e, por isso, a lideranças que atuam no campo das pastorais sociais e movimentos precisam lutar para prevaleça o direito e a justiça”, reforça.

À luz do texto bíblico: “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo” (cf. Mt 5,13), dom Valdeci lembra que seguir esse mandato de Jesus, “exige de nós percepção e conhecimento dos fundamentos de nossa fé, para que haja um empenho em defesa da vida humana e de toda a criação”. Dada à importância desta especialização, o bispo motiva as lideranças a participarem deste mutirão de estudos sobre a Dimensão Social da fé, segundo ele, o curso vai oferecer elementos para fortalecer a atuação nos conselhos de políticas, na sociedade civil, nas associações, sindicatos e assessorias das pastorais, organismos do povo de Deus e movimentos populares em prol do fortalecimento da democracia participativa.

Rosilda Ribeiro, coordenadora nacional para a questão da mulher encarcerada, é uma das pré-inscritas. Ela conta que quando viu a divulgação do curso pensou: “puxa, era isso que eu estava procurando, vou me inscrever. Senti um esperançar. Esse curso é um presente de Deus e da Comissão. Eu nunca fiz uma pós-graduação”, ressalta. Rosilda revela que a expectativa sobre o curso é que ofereça ferramentas “para fazer a diferença social neste mundo. Não é que eu espero demais do curso, mas eu esperava demais um curso nessa linha, que trouxesse o ser humano para o centro, para o social, para a fé, e que fale do amor de Deus por quem sou apaixonada, e ao mesmo tempo vai em direção do outro, da ‘igreja em saída’”, enfatiza. “Que eu possa ir junto com os outros, propor políticas públicas e não termos medo de sermos profetas, de acreditar que é possível a fraternidade”, finaliza. 

Porque uma pós em Dimensão social da fé

O assessor da Comissão Sociotransformadora, frei Olávio Dotto, afirma que a realização da pós-graduação, no campo do ensino social da Igreja, vem sendo gestada desde 2021, com o objetivo de qualificar agentes de pastoral. “Queremos oferecer um curso de qualidade, para que os agentes possam atuar nos espaços formativos como multiplicadores, com uma análise crítica da realidade, que está cada vez mais complexa. Que o curso favoreça, ainda mais, a capacidade de discernir e apresentar caminhos novos”. Dotto ressalta que o curso não é só para agentes de pastoral, mas também para seminaristas, sacerdotes, religiosos, religiosas. E também afirma que a formação favorece um mergulho na realidade da Igreja Latino Americana, com sua tradição e tantos mártires e profetas.

Daniel Seidel, coordenador do curso, assegura que a motivação para a realização do curso responde a uma necessidade urgente de capacitar os agentes das Pastorais Sociais e Organismos para uma atuação em sintonia com o chamado do papa Francisco: “sermos uma Igreja em saída para as periferias, uma Igreja Samaritana e Magdalena. Estamos vivendo uma mudança de época com muitas contradições, onde é preciso escutar as pessoas em situação de exclusão e anunciar a boa notícia do reinado de Cristo, em obras e ações concretas, que promovam transformação na sociedade e nas estruturas eclesiais”. O coordenador ressalta que é “uma resposta generosa de reconhecimento à dedicação de tantos cristãos leigos e leigas, religiosas e presbíteros que doam suas vidas para que todos tenham vida plena”.

Já o padre Delmar Cardoso, pró-reitor comunitário e de extensão da Unicap, afirma que essa parceria tem muito a ver com a história da universidade. “O tema envolve a fé e a justiça, além colaborar com as iniciativas da CNBB e seus organismos. A especialização em Dimensão Social é muito importante, é um tema levantado pelo papa Francisco, e nesse estudo temos a oportunidade de redescobrir a vida em comum, somos todos irmãos como afirmou o papa na encíclica a Fratelli Tutti, e essa é uma tarefa que envolve superar o nosso individualismo e percebermos que tudo está interligado entre nós”, indica o pró-reitor.

Patrono do Curso

Daniel Seidel, conta que a escolha de Santo Oscar Romero como patrono para esta edição representa o “desejo de conversão integral e testemunho de profecia que desejamos que todas as pessoas que participem do curso vivenciem um encontro profundo com Jesus Eucarístico nas pessoas abandonadas e esquecidas ou na natureza ferida. E desde este encontro renovem suas convicções e conheçam instrumentos e mediações que promovam justiça, paz e a integridade da Criação para responder aos desafios dos tempos atuais”, preconiza o coordenador do curso.