Novos representantes da diretoria e do secretariado do Conselho Pastoral dos Pescadores

Texto: Ingrid Campos | Fotos: Henrique Cavalheiro

Foram eleitos na tarde de ontem (08/03), durante a Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), os novos representantes da diretoria e do secretariado do CPP Nacional, que estarão à frente da pastoral no próximo triênio. Para a função de Presidente do CPP, foi eleito o bispo da Prelazia de Tefé (AM), dom José Altevir da Silva, que já havia ocupado o cargo de vice-presidente da pastoral. Para vice-presidente foi eleito o bispo da Diocese de Pesqueira (PE), dom José Luiz F. Sales.

Para a Secretaria-executiva foi eleito Francisco Nonato, do regional Ceará/Piauí. Para as secretarias temáticas foram reconduzidos ao cargo a Secretária de Meio Ambiente e Território, Andréa do Espirito Santo, do regional Bahia/Sergipe e o Secretário de Renda e Economia Solidária, Marcelo Apel, do regional Ceará/Piauí. Para a Secretaria de Direito e Organização foi eleita Valmira Gonçalves, do regional Sul.

Apesar de não ter estado presente na Assembleia, dom José Altevir enviou uma mensagem para os participantes sobre a importância de aprofundar a mística do CPP. “É importante avaliar a caminhada profética do CPP. Precisamos trazer para hoje as lutas que os nossos antecessores mantiveram vivas e também aprofundar a mística do CPP. Nós somos um Conselho de Pastoral e por isso não podemos nos afastar da mística. Aliás, o cristão de amanhã ou será um místico ou não será cristão. Essa é a diferença de nós como CPP para uma ONG ou outros grupos. É muito importante manter viva a mística, especialmente em busca da realização do Reino de Deus, ou melhor, da antecipação dos sinais do Reino de Deus na vida do pescador e da pescadora, para que transforme realmente o seu viver, num viver abundante, cheio de dignidade e esperança e possam viver livres, assim como Deus os criou”

Após passar seis anos como presidente do CPP, dom José Valdeci, bispo da Diocese de Brejo, se despediu agradecendo pela acolhida e caminhada junto à pastoral. “O CPP, como outras pastorais sociais e organismos do Povo de Deus, tem uma missão muito importante e essa missão é, como discípulos e discípulas de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos comprometermos com a vida, com a dignidade. Nos comprometermos com o direito, de modo especial, o direito daqueles e daquelas que têm os seus direitos negados”.

Para o bispo, apesar do CPP ser um grupo pequeno, tem uma contribuição importante para a sociedade. “O CPP tem feito o bem à nossa Igreja e tem feito bem à nossa sociedade, sobretudo na luta para defesa dos pescadores e pescadoras, marisqueiras, enfim por todos os homens e mulheres das águas. Nesse sentido que quero agradecer o testemunho de cada um e de cada uma e dizer que aprendi muito com todos vocês”, finalizou.

Ormezita Barbosa, que exerceu o cargo de Secretária-executiva durante 6 anos, no CPP nacional, também agradeceu o período em que esteve à frente da pastoral. “Quero agradecer essa oportunidade de serviço. Quando a gente vem para uma tarefa nacional, a gente está se colocando à serviço do conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras, pescadores e pescadoras e do CPP como um todo, então a gente consegue ter a oportunidade de conhecer de perto cada realidade de forma mais concreta, acho que isso é sempre uma oportunidade muito grande, aprendi muito. Obrigada por ter tido a oportunidade de dividir seis anos nessa missão, nessa tarefa”, agradeceu.

O novo secretário nacional falou do desafio de assumir o cargo. “Mais um desafio aceito. Tem uma equipe nacional que está se fortalecendo, tem um conselho nacional que é uma dessas ancoragens do Conselho Pastoral dos Pescadores. Confiamos no Conselho Nacional para tocar essa tarefa junto. Fica para nós o processo de articulação pastoral com os movimentos sociais e com as pastorais sociais, principalmente as pastorais do campo e a articulação interna da pastoral dos pescadores”.

Nonato também falou da importância de se ter um cuidado com a Pastoral, sua trajetória e continuidade. “Em meio à turbulência e aos desafios, é necessário esse cuidado com a pastoral. Acho que isso não é só para a gente que está assumindo essa tarefa, mas é para o conjunto do CPP. A gente sabe que vai ter muitas contradições, muitas questões, mas também muita luta. A gente aprende com os saberes indígenas e ancestrais, que um corpo doente não pode lutar em defesa do território pesqueiro. Ele não pode lutar contra o machismo, racismo e outras opressões. É preciso que criemos um ambiente de cura e de afeto, é tempo de a gente escutar o Papa Francisco, é preciso superar os muros e construir pontes. Isso tanto internamente na pastoral dos pescadores quanto externamente com os aliados e aliadas da luta em defesa do território pesqueiro, em defesa da Igreja em saída e em defesa de um projeto de pastoral, que vamos dar continuidade e escrever de forma coletiva. Boa luta para nós!”, finalizou.

Além dos cargos da diretoria e do secretariado foram eleitos também os novos membros do Conselho Fiscal da Pastoral. Como titulares foram eleitos José Piedade do regional Bahia, José de Maria do regional Maranhão e Luzaneide Pinto do regional Espírito Santo e Minas Gerais. Como suplentes foram eleitos José Elio do regional Nordeste 2, Pedro Ribeiro do regional Norte e Luciano Galeno do regional Ceará e Piauí.