Pastorais sociais, organizações e movimentos populares do Baixo Parnaíba, no Maranhão realizaram em Brejo, o Seminário da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) e divulgam Carta Compromisso

Participantes do Seminário da 6ªSSB do Baixo Parnaíba Maranhense | Foto: Divulgação

Por Alessandra Miranda | Secretária-executiva da 6ªSSB

Mais de 100 lideranças comunitárias participaram nos dias 12 e 13 de Agosto, no Centro Diocesano de Brejo/MA, do Seminário que teve como reflexão central o Brasil que Temos e o Brasil que Queremos.

Os temas que perpassaram os dois dias foram aprofundados com momento de exposição e partilha das experiências locais. A memória das Semanas Sociais, a análise de conjuntura sobre o Brasil que Temos colocou em discussão as realidades sociais, políticas e econômicas da região do baixo Parnaíba, do Estado do Maranhão e do Brasil. O Bem Viver dos Povos foi motivado por uma escuta das lideranças sobre o Bem Viver que eles e elas já vivem nas comunidades. Outros elementos do Bem Viver foram aprofundados posteriormente através dos materiais e sistematização da 6ª Semana Social sobre o tema. O Bem Viver na bíblia foi um momento de profundo aprendizado e reconhecimento das potencialidades e resistências populares relacionadas com o povo de Deus na história da salvação e com os tempos atuais.

A exposição sobre o Brasil que Queremos trouxe muitos dos desejos e necessidades básicas para vida digna da comunidade e da natureza. A justiça e o acesso à Terra, Teto e Trabalho foram permeados de sugestões e reinvindicações por políticas publicas que estejam verdadeiramente voltadas para os direitos humanos e fortalecimento das comunidades.  O compromisso com a construção deste país do Bem Viver foi alimentada pela necessidade profunda de mudança nos eixos estruturantes: economia, democracia e soberania. O vigor que vem das comunidades organizadas e comprometidas com o Bem Viver apresentaram a dimensão do protagonismo das iniciativas coletivas e de transformação local.

Uma roda de conversa sobre o 28ª Grito dos Excluídos debateu sobre quais as ações concretas que o Fórum do baixo Parnaíba pode se organizar para levar os gritos da região para as ruas e potencializar os processos de formação nas bases.

O projeto Encantar a Política apontou para a necessidade de investir na formação para a cidadania e o protagonismo dos sujeitos para participar da boa política. Aprofundaram-se os capítulos da cartilha de formação e as falas dos participantes ampliou o debate e os caminhos comuns para encantar as pessoas para a política através do exercício pleno da cidadania iluminados pelos documentos da igreja e da doutrina social.

A partilha do alimento, a dimensão celebrativa com os momentos de oração e celebração eucarística alimentaram o esperanças do cotidiano das comunidades e do Brasil que Queremos e Precisamos.

Este Seminário faz parte de um mutirão de encontros realizados em diferentes dioceses do regional Nordeste 5 – Maranhão. O Seminário regional que reunirá os acúmulos e encaminhamentos de todos os mutirões será realizado na diocese de Caxias/MA nos dias 09,10 e 11/09.


Encerramento do Seminário da 6ªSSB do Baixo Paranaíba

Abaixo, a íntegra da Carta Compromisso que os participantes tornaram pública

CARTA DE BREJO
Nós (Bispo diocesano, padres, religiosas, representantes das Pastorais Sociais, movimentos populares, organismos, sindicatos, organizações e entidades da sociedade civil), participantes do SEMINÁRIO DA 6º SEMANA SOCIAL BRASILEIRA, reunidos nos dias 12 e 13 de agosto de 2022, em Brejo (MA), REAFIRMAMOS O NOSSO COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DO BRASIL, DO MARANHÃO E DO BAIXO PARNAÍBA QUE QUEREMOS PARA O BEM VIVER DOS POVOS.
RECONHECEMOS QUE JÁ EXISTEM SINAIS DO BEM VIVER EM NOSSAS COMUNIDADES, como: organização de base, implantação de projetos produtivos com foco na economia solidária, parcerias que ajudam e fortalecem as lutas populares, o exercício da partilha da solidariedade e o apoio às comunidades tradicionais intensificados no período da pandemia da COVID-19, atuação da Diocese de Brejo, pastorais sociais, movimentos populares, organismos, sindicatos, organizações e entidades da sociedade civil e a presença de outras denominações religiosas.
Todavia somos conscientes dos DESAFIOS IMPOSTOS PARA O AVANÇO DESSA CONSTRUÇÃO - a consolidação de um projeto de desenvolvimento econômico que gera morte, miséria, devastação dos bens da natureza, uso de agrotóxicos, desorganização e perda dos modos de vida tradicionais, ausência e precarização das políticas públicas, omissão e conivência dos gestores públicos, a violência, o desemprego, a fome, a falta de moradia e do saneamento básico nas cidades, educação e saúde precária.
Diante destes desafios, nós participantes do Seminário da 6ª SSB, estamos de pleno acordo com A CONVOCAÇÃO DO PAPA FRANCISCO quando nos diz para “… revalorizar a política que é uma sublime vocação e uma das formas mais preciosa de caridade, porque busca o bem comum” (FT, n. 180). Para isso, NOS COMPROMETEMOS:
● Com o MUTIRÃO PELA VIDA, POR TETO, TERRA E TRABALHO;
● Em VOTARMOS EM CANDIDATOS/AS QUE DEFENDEM O BEM COMUM, de modo especial, aqueles/as que fazem a caminhada na defesa do Bem Comum, e nessa condição, estejam ao lado dos mais pobres e excluídos da sociedade, que defendem as causas sociais e que SE COMPROMETAM COM A CONSTRUÇÃO DO BRASIL QUE QUEREMOS;
● Com as lutas, resistências, direitos e territórios dos povos e comunidades tradicionais;
● Em CONSTRUIR E GESTAR O PROJETO POPULAR juntos com as Organizações Populares e todas as pessoas em prol de um Brasil que queremos;
● Identificar e ANIMAR outras pessoas de boa vontade, igrejas, entidades e organismos, para se engajar nesta causa comum para o Bem Viver dos Povos, como diz Jesus Cristo no evangelho de João “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância" (Jo 10, 10).
Brejo, 13 de agosto de 2022