Integrando a programação da semana Laudato Si’, representações da igreja católica e organizações da sociedade civil pretendem em audiência pública sensibilizar atenção para justiça socioambiental

Povos originário e Comunidades tradicionais, Maranhão 2022 | Foto Osnilda Lima/Cepast-CNBB

Por Cláudia Pereira – Articulação das Pastorais do Campo

Organizações, coletivos e as pastorais sociais, junto à Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), têm acompanhado a atuação do legislativo federal em referência às pautas dos povos originários, comunidades tradicionais e setores excluídos da sociedade. Entre as atividades da semana Laudato Si’,  a audiência pública que acontece nesta quarta-feira (24), às 15h, no Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados, em Brasília, contribui para sensibilizar sobre as pautas que impactam os povos da cidade, do campo, das florestas e das águas.  A Comissão destaca os projetos de lei que tramitam em torno da regularização fundiária e que afetam diretamente os povos e biomas da Amazônia.

Um destes projetos é o PL 490, que afeta diretamente os povos indígenas com a proposta de alterar o processo de demarcação de seus territórios. Para além da discussão das consequências do projeto, os povos indígenas que são perseguidos lutam para preservar a vida e o bioma das florestas.  No mesmo sentido, o Projeto de Lei 1288 implica a regularização das comunidades quilombolas. Entre os Projetos de Lei que requerem maior atenção, está em trâmite no Senado a Proposta da Emenda Constitucional 80/2019 que altera artigos da Constituição e inviabiliza a reforma agrária no Brasil.  São dezenas de projetos que ameaçam os povos, biomas e todas as formas de vida da Amazônia.

A audiência será oportuna sobretudo para refletir sobre o tema “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade” da Semana Laudato Si. É fundamental que os debates no legislativo se oponham às propostas de grandes projetos contraditórios que afetam diretamente povos e comunidades tradicionais, a exemplo da proposta de créditos de carbono.

A ação integra a programação das atividades promovidas durante a Semana Laudato Si, que acontece até 28 de maio.

 

Confira a programação da Semana Laudato Si’ no link https://laudatosi.my.canva.site/

A iniciativa faz parte da Campanha Laudato Si’, lançada em março, para difundir o documentário “A Carta” como uma estratégia para a sensibilização e a mobilização do universo religioso para as questões intrínsecas à Encíclica Laudato Si’, que chama atenção para o cuidado da Casa Comum.  A campanha é uma realização da CNBB, do Movimento Laudato Si’ e da REPAM-Brasil, em parceria com diversas organizações.