STF tem até quinta (31) para definir se prorroga a suspensão de despejos no Brasil

Caso a ADPF 828 não tenha seu prazo estendido, cerca de meio milhão de pessoas podem ser removidas à força de suas casas | Foto: Roberta Quintino

Por Redação Brasil de Fato

Na tarde desta quarta-feira (30), a Campanha Despejo Zero e diversos movimentos populares vão se reunir, em Brasília, para o Ato Político "Brasil Sem Despejo: por terra, teto e trabalho".

Os movimentos e manifestantes sairão em marcha do Teatro Nacional, às 15h, e se concentrarão em frente ao Congresso Nacional, em ato político que acontece às 16 horas.

Leia mais: STF tem até quinta (31) para definir se prorroga a suspensão de despejos no Brasil ::

De acordo com a Campanha Despejo Zero, a atividade busca chamar atenção da população sobre a possibilidade de despejo de milhares de famílias, no campo e na cidade, nos próximos dias, devido ao fim dos efeitos da medida cautelar da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828.

:: Mais de 27 mil famílias sofreram despejos durante a pandemia no Brasil ::

A ADPF 828 determina a suspensão de despejos em todo o território nacional, a “fim de resguardar a saúde das famílias por sua manutenção em suas respectivas habitações durante o curso da pandemia”.

Os manifestantes reivindicam ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogue a medida garantindo às famílias a permanência nas moradias atuais.

No dia 17 de março, movimentos e organizações populares de várias partes do país protestaram na capital federal contra os despejos e pelo direito à moradia. Na ocasião, as entidades denunciaram o crescimento da insegurança nacional no território brasileiro, cerca de 600% nos últimos dois anos.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino