A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB se prepara para participar do 18º Congresso Eucarístico Nacional

Participantes da reunião entre as Pastorais Sociais e a comissão executiva do 18º Congresso Eucarístico Nacional

Por Osnilda Lima | Comunicação 6ª SSB e Cepast

Na manhã desta quinta-feira (7/4), a equipe executiva da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), as coordenações da Pastorais Sociais e a comissão executiva do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), encontraram-se  para definir participação das Pastorais Sociais no evento. O Congresso ocorre de 11 a 15 de novembro de 2022, na arquidiocese de Olinda e Recife (PE), e tem como tema: “Pão em todas as mesas”.

O assessor da Cepast-CNBB, frei Olavio Dotto, lembra que desde o início da organização do CEN, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, havia solicitado a participação da Cepast e das Pastorais Sociais, no sentindo de “dar um rosto concreto para o tema do congresso: ‘Pão em todas as mesas’, e também visibilizar o trabalho das Pastorais Sociais no cuidado com as pessoas, em especial as que estão em vulnerabilidade social”. Dotto expressou alegria pelo envolvimento e engajamento das Pastorais na adesão ao convite para participar do Congresso. “Vamos mostrar o rosto caritativo e sociotransformador de nossa Igreja comprometida com os pobres”, afirmou.  

“O nosso objetivo é trabalhar para que o Congresso seja nacional, em todos os sentidos, além da representação por meio das pessoas, mas que a gente possa falar da Igreja do Brasil. Então queremos mostrar as Pastorais Sociais, o que a Igreja faz na área social”, enfatizou Monsenhor Albérico Bezerra, secretário-geral do 18º Congresso Eucarístico.

Em seguida, irmã Paula Souza, secretária-executiva do 18ºCEN, apresentou a espaço onde deverão ocorrer as atividades e apresentações das Pastorais Sociais. Houve diversas sugestões dos/as agentes de Pastoral, para que seja uma construção coletiva, a partir da especificidade de cada Pastoral. Ficou encaminhado que será “construído um lugar” de imersão, oração, experiência, pensar, viver a sentir as ações que a Igreja do Brasil realiza por meio das Pastorais Sociais junto às pessoas em situação de empobrecimento.

A Cepast-CNBB está organizada em quatro eixos: Setor da Mobilidade Humana; Pastorais do Campo; Pastorais Urbanas; Pastorais pelo Direito à Saúde. Numa composição de 8 organismos,  9 pastorais e 9 setores de mobilidade humana, num total de 26 Pastorais Sociais, que têm “a atribuição de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral para a construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres”, conforme apresenta o 23º Plano Quadrienal do Secretariado Geral 2019-2023 da CNBB.

Inscrições abertas 

As inscrições para o 18º Congresso Eucarístico Nacional estão abertas e podem ser feitas através do link. Entre as opções disponíveis estão as inscrições para Público em Geral e Bispos, Padres e Diáconos . Para quem deseja servir ao Congresso, as inscrições para o Voluntariado Coral estão abertas e são destinadas às pessoas residentes no território arquidiocesano de Olinda e Recife, uma vez que essa formação se dará de forma presencial.

O Simpósio Teológico, com conferências e oficinas visando o aprofundamento da fé católica a partir do texto-base, também está com as inscrições abertas nesta página.  Esta é a única modalidade paga de todo o Congresso, ao valor de R$ 108, com direito ao certificado.

18º CEN e a Arquidiocese de Olinda e Recife

O anúncio da escolha da Arquidiocese de Olinda e Recife como sede do 18º Congresso Eucarístico Nacional foi realizado durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, realiza em Aparecida, São Paulo, de 26 de abril a 4 de maio de 2017.

O 18º CEN acontecerá com a participação de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil, e em especial, de forma mais efetiva, dada às proximidades físicas, das províncias eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que formam o Regional Nordeste 2 da CNBB.