Em um ano marcado por enchentes sem precedentes, avalanches mortais e ondas de calor escaldantes, ondas de frio e incêndios florestais, o enorme custo da emergência climática – seja medido em recursos perdidos ou vidas humanas – é muito aparente

Tradução e edição de Henrique Cortez, com informações da American Institute of Biological Sciences | Ecodebate

Escrevendo em BioScience, um grupo liderado por William J. Ripple e Christopher Wolf, ambos com a Oregon State University, atualizou seu impressionante 2019 “World Scientists’ Warning of a Climate Emergency” com novos dados sobre a saúde do clima. A notícia não é boa.

Embora o uso de combustível fóssil tenha caído ligeiramente em 2020, um resultado amplamente previsto da pandemia COVID-19, os autores relatam que dióxido de carbono, metano e óxido nitroso “estabeleceram novos recordes no ano até a data para as concentrações atmosféricas em 2020 e 2021. ” Além disso, muitos sinais vitais planetários rastreados, refletindo métricas como aumento do nível do mar, conteúdo de calor do oceano e massa de gelo, também estabeleceram recordes inquietantes. No entanto, houve alguns pontos positivos, incluindo subsídios aos combustíveis fósseis atingindo um recorde de baixa e o desinvestimento de combustíveis fósseis atingindo um recorde de alta.

“Os sinais vitais planetários atualizados que apresentamos refletem em grande parte as consequências de negócios implacáveis como de costume”, dizem Ripple, Wolf e colegas, acrescentando que “uma grande lição do COVID-19 é que mesmo uma redução colossal de transporte e consumo não são suficientes e que, em vez disso, mudanças transformacionais no sistema são necessárias. ”

Os autores sugerem que apenas mudanças profundas no comportamento humano podem enfrentar os desafios da emergência climática existente. Entre suas outras recomendações, os autores destacam a necessidade de um preço global significativo do carbono, a eliminação e eventual proibição dos combustíveis fósseis e o desenvolvimento de reservas climáticas estratégicas globais para proteger e restaurar sumidouros naturais de carbono e a biodiversidade. Eles também pedem que a educação climática seja incluída nos currículos escolares, com o objetivo de fortalecer a consciência climática e encorajar os alunos a tomar medidas urgentes sobre o clima.

Ripple, Wolf e colegas encerram com um apelo revigorado por colaboração global para impulsionar mudanças fundamentais: “As políticas para aliviar a crise climática ou qualquer uma das outras transgressões dos limites planetários ameaçados não devem se concentrar no alívio dos sintomas, mas em abordar sua causa raiz: o superexploração da Terra. ” Somente atacando essa causa raiz, sugerem os autores, seremos capazes de “garantir a sustentabilidade de longo prazo da civilização humana e dar às gerações futuras a oportunidade de prosperar”.

Referências:

William J Ripple, Christopher Wolf, Thomas M Newsome, Jillian W Gregg, Timothy M Lenton, Ignacio Palomo, Jasper A J Eikelboom, Beverly E Law, Saleemul Huq, Philip B Duffy, Johan Rockström, World Scientists’ Warning of a Climate Emergency 2021, BioScience, 2021;, biab079, https://doi.org/10.1093/biosci/biab079