A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove conjuntamente com as pastorais sociais e movimentos populares, de 24, 25 e 26 de julho, o seminário virtual que marca o lançamento da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) no Estado de São Paulo. O evento debaterá “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”.
A SSB é uma iniciativa inspirada na experiência da Igreja Católica na Europa, que se realiza no Brasil desde 1991, para articular processos de mobilização popular e transformação social a partir de debates que impulsionam a construção de um Brasil justo e democrático. Tornam-se espaços de participação popular para a garantia da superação das desigualdades sociais.
Em preparação a este seminário, o Regional Sul 1 da CNBB vem realizando lives que tem debatido a mensagem do Papa Francisco: “nenhuma família sem Teto; nenhum camponês sem Terra; nenhum Trabalhador sem Direitos”. E é neste espírito de dar ao processo da 6ª Semana Social o alcance dos Três Ts – Terra, Teto e Trabalho que queremos debater no nosso Estado e no nosso país como articular forças para garantir os eixos estruturais de soberania, democracia e economia no nosso Brasil.
Queremos ainda um processo que possa avançar no diálogo para recuperar uma democracia onde a participação de todas e todos seja o motor de definição das políticas e ações em prol da dignidade humana e da igualdade como forma superior de justiça, onde a Democracia seja medida pela capacidade de promover Justiça Social e Ambiental, e que abrigue um Desenvolvimento capaz de produzir e (re)distribuir riqueza para o benefício de todos/as, protegendo a natureza e promovendo o Bem Viver.
Para tanto, convidamos todas as pessoas de boa vontade, igrejas, movimentos sociais e populares, e a sociedade brasileira para este grande Mutirão pela Vida, através da 6ªSSB.
O evento que tem encerramento na manhã de domingo, 26 reunirá o resultado das apresentações e debates das propostas de cada pastoral, organismo e movimento para a construção coletiva do processo. Ao final, será lançado um documento de convocação para que todos e todas possam assumir o compromisso de se engajar neste grande Mutirão pela Vida.
A seguir, a programação do evento.
Sexta-feira – 24 de julho, das 20h às 22h00
- Mística
- Mesa de Abertura
- Reflexão a partir do tripé: Terra, teto e trabalho: A Economia de Francisco e Clara
- Motivação para o início dos trabalhos de sábado
Sábado – 25 de julho – das 08h45 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
- Mística
- Abertura dos Trabalhos – Tecendo a realidade social a partir da Experiência das Pastorais do Regional Sul 1 – Rumo a Construção da 6ª SSB
- Apresentação das Pastorais: atuação das pastorais no atual contexto de pandemia: como está acontecendo o trabalho, em quais (arqui) dioceses está atuando, qual o número de agentes? Quais as principais respostas de sua pastoral para superar os desafios do atual cenário?
- Contextualização Histórica das Semanas Sociais Brasileiras
- Momento das Exposições na Sala Comum “Dom Paulo Evaristo Arns”
- Tema 1 – A Terra como Bem Comum e balizador de um Cuidado com Nossa Casa Comum, mas também da construção de uma Economia Social e Solidária a serviço do conjunto da Sociedade.
Facilitador: Moema Miranda / Roberto Malvezzi (Gogó)
- Tema 2 – Um Teto capaz de representar todos os Sistemas de Proteções Sociais e Econômicas que devem caracterizar uma verdadeira Democracia, desconstruindo o discurso que naturaliza e legaliza a Pobreza, na realidade o empobrecimento das pessoas e dos povos.
Facilitador (a): Dr. Armando De Negri Filho / Ermínia Maricato
- Tema 3 – Um Trabalho que reconheça o protagonismo humano sem discriminações na construção e usufruto do Bem Comum e que distribua a riqueza produzida em uma dinâmica equilibrada com os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza, opondo-se ao predomínio do capital sobre o trabalho humano.
Facilitador(a): Eduardo Brasileiro / Márcia Lopes
- Formação dos Grupos de Trabalhos com perguntas motivadoras e calendário rumo a julho de 2021. Local: Diocese de Presidente Prudente.
- Encerramento
Domingo – 26 de julho, das 09h00 às 12h30
- Acolhida
- Síntese das Apresentações
- Abertura das salas para as discussões em grupo – cada grupo acompanhado pelo sistematizador/as (relator/as)
- Síntese das discussões em grupo
- Atividade Cultural
- Leitura da “Carta Compromisso” rumo a 6ª SSB.
Se você ainda não se inscreveu, ainda dá tempo!
Fonte: cnbbsul1.org.br