Aqui você poderá acompanhar os cinco módulos do curso Teto: Direito à Cidade e Segurança Alimentar

A 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB), uma ação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com movimentos populares que atuam pelo direito à moradia, promoveram, nos meses de setembro e outubro o curso "Teto: Direito à Cidade e Segurança Alimentar". O primeiro módulo foi: Habitação e Cidade: Como mora o povo brasileiro? Ajudaram no debate: Claudia Favaro, arquiteta e urbanista e Especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano pela Unisinos. Integrante da Coordenação Nacional da Frente Nacional de Lutas (FNL). EAnazir Maria de Oliveira, Zica, natural da cidade de Manhumirim (MG), graduada em Pedagogia e Serviço Social. Fundadora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Rio de Janeiro (RJ). Fundadora e membro da Coordenação da Central de Movimentos Populares (CMP) do Rio de Janeiro. Ativista nos Movimentos de Mulheres, em especial mulheres negras. Integrante da Comissão da Pastoral Afro, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Morar e Plantar: Soberania e Segurança Alimentar

Neste tema, nos ajudaram:

Aline Lima, especialista em gerenciamento de projetos sociais, psicóloga, militante feminista, educadora popular. Atualmente coordenadora geral do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs).

Sílvia Baptista, mulher negra, integrante do Coletivo Popular de Mulheres da Zona Oeste, onde atua no combate a fome. É pedagoga, mestra em ciências e doutoranda em planejamento urbano (IPPUR/UFRJ).

Habitação e políticas públicas

Ajudam-nos neste mutirão de saberes:

Evaniza Rodrigues, mestre em Arquitetura e Urbanismo e militante da União Nacional por Moradia Popular. 

Ricardo de Gouvêa Corrêa, Arquiteto Urbanista, com experiência em projetos de Produção Social da Moradia, Regularização Fundiária, Oposição a Despejos e em Políticas Públicas de Habitação de Interesse Social.

Formações das ocupações e favelas

Ajudou-nos neste mutirão de saberes:

Edmilson Mineiro, advogado militante na área do Direito Urbanístico. Mestre na FAU/USP. Atua desde 1994 na fiscalização, formulação e execução de políticas de habitação de interesse social. Foi assessor do vereador Henrique Pacheco, assessor da Presidência da COHAB/SP (2001-2004), Coordenador de Habitação da Prefeitura Municipal de Suzano (2005-2012) e assessor do vereador Nabil Bonduki (2012-2016). Atualmente é assessor jurídico da União dos Movimento de Moradia – UMM/SP e do Deputado Federal Paulo Teixeira.

Viver e conviver nas cidades

Ajudaram-nos neste mutirão de saberes:

Maura Cristina, Militante, do Movimento de Mulheres Negras da Bahia. Integrante da Articulação Centro Antigo Salvador. Coordenadora Estadual do Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB)

Cícera da Silva Martins, pedagoga e articuladora comunitária, em Fortaleza (CE)

Alex Martins Silva, arte-educador, professor de história e um dos fundadores da Família Hip Hop, de Santa Maria (DF)

Construíram a proposta do curso: a 6ª SSB, Rede Jubileu Sul Brasil, União Nacional por Moradia Popular, Movimento Nacional da População de Rua, Campanha Despejo Zero, Instituto Polis e Projeto Brasil Cidades (Br Cidades).