Análise de Conjuntura padre Thierry Linard da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 26 de agosto de 2022, “A crise da ética na política resulta em boa parte da crise do político”


Introdução


No lento processo de redemocratização da sociedade brasileira, a Igreja Católica contribuiu, por meio de sua ação evangelizadora, para os movimentos sociais, políticos e institucionais. Diversas ações refletiram-se nos vários documentos eclesiais que foram lançados sobre o aprimoramento das relações democráticas no país. Dentre eles, o texto “Exigências éticas da ordem democrática” refletiu o conjunto de ações das pastorais e dos organismos do Povo de Deus, em torno dos desafios daquela conjuntura.


Iniciativas eclesiais adotaram esse compromisso, como as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs – 1970), a pastoral carcerária (1986), da criança (1983), do menor (1984), dos migrantes (1986), dentre tantas outras importantes e com tantos exemplos de sacrifício e dedicação ao longo da história. Essas realidades exigiram maior contundência da solicitude social da Igreja e uma ação evangelizadora com foco específico: o processo social e político em torno da democracia e dos direitos.

O texto reafirmava compromisso com a democracia formal já presente em documentos anteriores, a partir de um modelo de controle da sociedade sobre o Estado, com amplo acesso à justiça social, combate às desigualdades e promoção do bem comum. Passadas três décadas daqueles tempos turbulentos e, ao mesmo tempo, esperançosos, ante aos desafios dos tempos presentes, retomamos uma visão sobre a conjuntura, no limiar da continuação da LIX Assembleia Geral Ordinária da CNBB, desta feita presencial em Aparecida/SP, entre 28 de agosto e 2 de setembro de 2022.
Vamos oferecer uma análise panorâmica, ao mesmo tempo que explicitaremos alguns pontos mais fortes, considerando todo o contexto de um segundo semestre do ano com eleições gerais no Brasil, em um ambiente mundial e regional de muitas tensões, além da erosão da democracia e da qualidade de vida da população. O texto de análise de conjuntura da primeira etapa virtual da LIX Assembleia Geral, “OS CLAMORES DO MEU POVO: a realidade brasileira de 2022”, de 21 de abril de 2022,é parte integrante deste e serve como um ponto de partida. Da mesma forma, a Mensagem ao Povo Brasileiro daquela ocasião já nos exortava:

Conclamamos toda a sociedade brasileira a participar das eleições e a votar com consciência e responsabilidade, escolhendo projetos representados por candidatos e candidatas comprometidos com a defesa integral da vida,
defendendo-a em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural. Que também não negligenciem os direitos humanos e sociais, e nossa casa comum onde a vida se desenvolve. Todos os cristãos somos chamados a preocuparmo-nos com a construção de um mundo melhor, por meio do diálogo e da cultura do encontro, na luta pela justiça e pela paz. É com esperança, sob a luz do Espírito, que compartilhamos algumas de nossas percepções e pontos de vista.

Leia a íntegra da análise de conjuntura, clique aqui