Na última quarta-feira (15), ocorreu a aula inaugural do curso “Teto: Direito à Cidade e Segurança Alimentar”, as inscrições permanecem abertas até segunda (20)

Por Ilanyr Felipe

Acesse a programação https://bit.ly/3hhVqfb

Faça sua inscrição https://bit.ly/3z40sSA

Outras informações https://bit.ly/3l7WfIj

A 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB), uma ação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com movimentos populares que atuam pelo direito à moradia, está promovendo o curso "Teto: Direito à Cidade e Segurança Alimentar". Na última quarta-feira (15), ocorreu a aula inaugural com o tema: Habitação e Cidade: Como mora o povo brasileiro? A aula foi proferida pela Claudia Favara, Arquiteta e urbanista e Especialista em Gestão Estratégica do Território Urbano pela Unisinos. Integrante da Coordenação Nacional da Frente Nacional de Lutas (FNL). Claudia provocou os cursistas a refletirem se a Moradia é direito ou mercadoria? Segundo ela, não existe ficar em casa se não se tem casa. Em seguida abordou as medidas que geram inclusão e exclusão e o que é especulação imobiliária, e as ações que favorece esse mercado. O público com cerca de 530 participantes interagiu muito no chat trazendo outras questões que lhes inquietam e revoltam.

Em seguida, tivemos a participação especial da Anazir Maria de Oliveira, mais conhecida como Dona Zica, natural de Manhumirim (MG), graduada em Pedagogia e Serviço Social. Fundadora do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, Rio de Janeiro – RJ. Fundadora e membro da Coordenação da Central de Movimentos Populares (ICP) do Rio de Janeiro. Ativista nos Movimentos de Mulheres, em especial mulheres negras. Integrante da Comissão da Pastoral Afro, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Dona Zica começou falando da sua migração de Minas para o Rio e das dificuldades que enfrentou para conseguir moradia. Sua fala foi muito profética e encorajadora, além das experiências que ela acumula. O seu currículo é ação concreta no dia a dia. Segundo a cursista Tamires de Souza, no chat: “essa é a realidade do nosso país até os dias atuais! A luta por moradia é atual e só vamos conseguir por meio da luta de classes. Temos que continuar a perseverar na luta. Viva a dona Zica, que mulher forte!”

Outra cursista escreveu: “Que relato-retrato da história de moradia do povo pobre e preto de modo especial! Identificada demais com a história da minha família!” afirmou Jacira Teresinha Dias Ruiz. Já para a Vivian Monteiro “o encontro foi sensacional, adorei a forma como foi conduzido. E o mais importante, falas ricas e fáceis de entender, o que considero superimportante para dialogar com a população”.

Você ainda pode assistir a aula inaugural abaixo

Os próximos módulos ocorrererão nos dias 21, 23, 30 de setembro e 07 de outubro de 2021. Cada módulo trará uma temática diferente e grandes nomes envolvidos com as questões de moradia e segurança alimentar. Os cursistas com participação de 75% nas aulas receberão certificado pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). A inscrição pode ser feita até o dia 20/09 às 23h59, você receberá por e-mail o link de acesso à aula.

Acesse a programação https://bit.ly/3hhVqfb

Faça sua inscrição https://bit.ly/3z40sSA

Outras informações https://bit.ly/3l7WfIj