Campanha IT'S NOW! É agora! Promove o  5N, uma referência a este dia 5 de novembro,  como marco para  convocar indivíduos, organizações e comunidades  a participarem de uma  Cadeia de Ação Climática Global e tornar as ações cidadãs visíveis, exigindo  dos governos e autoridades  que garantam um futuro seguro para as gerações atuais. Esta ação está conectada com a  a COP 26 que está acontecendo em Glasgow, na Escócia.

No Brasil, o movimento está sendo articulado com diversas organizações do terceiro setor e cidadãos através de incidência local e da comunicação. Haverá uma participação e divulgação de todas ações nos países no 5N. 

Sobre a campanha

 Impulsionada por organizações da sociedade civil, a IT'S NOW, É agora! cria uma cadeia global de ações climáticas concretas, convidando sociedade civil, líderes e autoridades a se comprometerem com ações efetivas. Em sua primeira edição, 14.000 pessoas de 162 cidades de 93 países foram mobilizadas.

 Após quase dois anos em que o mundo se concentrou em superar a pandemia, organizações da sociedade civil de todo o mundo estão renovando seu compromisso de levar uma mensagem que vai além: A crise climática e ecológica precisa urgentemente de ações concretas por parte dos governos, autoridades e líderes. A IT'S NOW! É Agora!  convida os governos nacionais e locais a declarar Emergência Climática e a liderar ações consistentes com esta declaração.

 O movimento, criado em meados de 2019, busca tornar visíveis, promover e acelerar ações climáticas concretas que evidenciem o bem-estar das pessoas e a regeneração dos ecossistemas, o fortalecimento da democracia, o respeito aos territórios e suas comunidades, a justiça social e a promoção de uma economia justa que contribua para o bem comum.

 O impulso do movimento por ações climáticas concretas é complementado por um chamado para exigir que líderes e autoridades se comprometam com ações concretas que garantam um futuro seguro para as gerações atuais e futuras.

 Como a humanidade começa a voltar à vida após a pandemia, e está sendo atingida por uma crise econômica, neste ano a campanha prioriza as hortas comunitárias como o foco da rede global de 2021. Para a IT'S NOW! É Agora!, as hortas comunitárias têm um papel de resposta eficiente neste contexto pois, além da cobertura vegetal promovem a soberania alimentar, fortalecem o tecido social e a economia local.

 O movimento está reunindo ações cidadãs e coletivas no mundo inteiro, mostrando que a mudança está ao alcance de todos e pode ser promovida em uma cadeia. Também reconhece que a crise que estamos atravessando tem causas estruturais e, portanto, exige que os governos e as autoridades assumam compromissos e realizem ações concretas para alcançar sistemas alimentares inclusivos, sustentáveis e regenerativos.

  Indivíduos, empresas ou organizações interessadas em aderir à IT'S NOW, todos podem propor e registrar sua contribuição através do preenchimento de um formulário disponível no site. As ações previstas vão desde a horta que alguém desenvolve em sua casa ou comunidade, até qualquer atividade que cuide e regenere o meio ambiente e os territórios.

 Por outro lado, a partir de seu componente de incidência, o movimento o convida a assinar uma petição que será entregue às autoridades da conferência das Nações Unidas sobre mudança climática (COP 26) em Glasgow Escócia , convocada este ano para lançar novas medidas para alcançar sistemas alimentares inclusivos e sustentáveis.

 A petição exige, entre vários pontos, que os governos digam a verdade aos cidadãos sobre a crise climática e ecológica; declarem uma emergência climática e assumam agora compromissos políticos reais, vinculativos e acionáveis para garantir reduções de gases de efeito estufa até 2025 e deter agora a perda de biodiversidade; e promovam medidas baseadas no mercado para garantir reduções de emissões, equidade, cuidado com os ecossistemas e promover uma economia justa e justa que contribua para o bem comum.

 Em sua primeira edição, a IT'S NOW! É agora!, sob o nome #6DNOW, conseguiu unir mais de 14.000 pessoas que se comprometeram a gerar ações concretas e mudanças de hábitos em 162 cidades de 93 países nos cinco continentes. Mais de 1.000 organizações aderiram à IT'S NOW, contribuindo com 329 ações territoriais de alto impacto. Entre eles, o maior reflorestamento da história do Chile.

O quê: Campanha Its Now! É agora!  5 de  Novembro  em Brasília para marcar o engajamento Global em prol de  ação climática. http://its-now.org

Quando: 5 de novembro  (5N)

Quem: Rogenir Costa (rogenir.costa@avina.net

61 - 981519310