Agentes das Pastorais Sociais e Movimentos Populares que atuam no campo da moradia se articulam para a criação de ação nacional de conjunto a partir da Igreja do Brasil para estar com as populações que não têm acesso à moradia

Participantes do encontro para a articulação da Pastoral da Moradia e Favela, em São Paulo (SP) | Foto: Osnilda Lima

Por Osnilda Lima | 6ª Semana Social Brasileira

“Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho” é o tema da 6ª Semana Social Brasileira (2020-2023). Com essa provocação, agentes de pastoral e militantes de movimentos populares de Mariana (MG), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Salvador (BA) que vêm a atuar no campo da moradia, reuniram-se em São Paulo (SP), nos dias 20, 21 e 22 de julho de 2022, para prosseguir a mobilização e proposição, em âmbito nacional, à Igreja no Brasil, a criação de uma pastoral que atue juntos as comunidades que estão nas periferias urbanas e rurais, favelas, ocupações, cortiços, ou seja, juntos às pessoas que vivem em habitações inadequadas ou não tem acesso à moradia.

Os participantes lembraram a provocação do papa Francisco na mensagem para os participantes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em 28 de outubro de 2014: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”.  Evaniza Lopes Rodrigues, do da União dos Movimentos de Moradia, lembrou a frase usada em encontros dos movimentos populares por moradia: “Moradia é a porta de acesso para outros direitos básicos”.

A reflexão e os debates seguiram à luz do Evangelho, da Doutrina Social e Documentos da Igreja, experiências exitosas em políticas públicas no Brasil e a realidade do déficit por moradia no país.

Acompanhe abaixo, as experiências e partilhas das lideranças sobre a atuação das pastorais sociais e movimentos populares no campo da moradia. [serão compartilhados os vídeos dos debates]

Rio de Janeiro (RJ)

Mariana (MG)

Belo Horizonte (MG)

São Paulo (SP)

Salvador (BA)

Pastoral do Povo de Rua