SSB
08/08/2020
Pedro Casaldáliga - Imagem: Associação Araguaia/Ansa

Na manhã deste sábado (08), a Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos), comunicaram  o falecimento de dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e Missionário Claretiano. De acordo com o comunicado, Casaldáliga fez sua Páscoa às 9h40 (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo, Brasil, aos 92 anos de idade.  

Nascido em Balsareny (Catalunha) no 16 de fevereiro de 1928, Casaldáliga assumiu com coerência radical e empenho a opção pelos pobres, tornando-se uma das figuras mais destacadas da Teologia da Libertação.

Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia desde 1971, Casaldáliga trabalhou sempre a favor dos peões, dos camponeses, dos sem-terra e dos Povos Indígenas, posicionando-se abertamente contra o latifúndio, o agronegócio e todos os poderes econômicos que negam os direitos dos indivíduos e dos povos.

Poeta, escritor e comunicador por vocação, Casaldáliga foi autor ou co-autor de mais de 100 obras traduzidas para várias línguas, através das quais expressou os seus sentimentos e paixões mais íntimas, a sua posição teológica baseada na libertação e na esperança, a sua visão de um mundo que deve necessariamente optar pela justiça e pela paz, e o seu compromisso com uma humanidade mais “humana”. Sempre disposto e disponível com todos e todas, Casaldáliga concedeu centenas de entrevistas e escreveu inúmeros artigos, circulares e cartas.

Vitalmente comprometido com aqueles que mais sofrem, Casaldáliga testemunhou uma vida marcada pela coerência: Dom Pedro, ou simplesmente Pedro, como gostava de ser chamado, morava há mais de 50 anos em uma casa humilde, com as portas sempre abertas na pequena cidade de São Félix do Araguaia, perto de seus amigos e no meio de sua comunidade. Fez centenas de viagens de ônibus pelo Brasil e visitou frequentemente as comunidades da sua Prelazia de cavalo. Casaldáliga sempre foi “povo no meio do povo”.

Brincalhão, decidido, incansável e bom conversador, Casaldáliga lembrava do nome de todas as pessoas de sua comunidade e as visitava freqüentemente em suas casas, mesmo estando isoladas e distantes. Pedro foi o seu povo.

Fundador de pastorais e organizações sociais dedicadas à luta pela terra, à defesa dos Povos Indígenas e contra o capitalismo neoliberal e as desigualdades sociais, Casaldáliga sempre defendeu a necessidade de termos um compromisso pessoal e comunitário com os mais pobres. Fruto desta visão, tenacidade e luz profética, Casaldáliga inspirou muitos movimentos sociais que hoje enriquecem o tecido social da América Latina e lutam por um mundo melhor.

Muitas vezes censurado, silenciado, perseguido pelos poderosos e tendo sofrido várias tentativas de assassinato, Casaldáliga permaneceu sempre fiel à Utopia: sempre em luta para construir o Reino de Deus na terra. Sempre com esperança.

Mesmo pressionado e questionado pelo Vaticano, Pedro trabalhou sempre a favor da transformação radical da Igreja e da sua estrutura clerical, defendendo e fazendo uma Igreja pobre, co-responsável e participativa.

Fonte: https://casaldaliga-causas.org/