SSB
23/03/2021

6ª Semana Social Brasileira em Santa Catarina

O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o Estado de Santa Catarina, realizou nos 19 e 20 de março, o Mutirão Catarinense da 6ª Semana Social Brasileira (SSB)

Por Franklin Machado | Regional Sul 4 da CNBB

“A Semana Social Brasileira é um instrumento da Igreja no Brasil para furar a bolha eclesial e dialogar com a sociedade”, com essas palavras que o bispo de Lages e presidente da Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB Sul 4, dom Guilherme Antônio Werlang, deu início ao Mutirão Popular Catarinense da 6ª Semana Social Brasileira (SSB). O evento aconteceu de forma virtual na última sexta-feira e sábado, 19 e 20 de março, e reuniu representantes das Pastorais Sociais e organismos da Igreja Católica e Movimentos Sociais em Santa Catarina.

Este Mutirão é o primeiro de uma série de encontros que acontecerão a partir do tema proposto pela da 6ª Semana Social Brasileira – Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho – que acontece em todo o país em 2020 e 2022. No intuito de discutir ‘Terra e Economia’, a primeira noite do Mutirão Catarinense contou com a assessoria do representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Santa Catarina (MST/SC), Vilson Santin, e a liderança indígena Guarani, Eunice Antunes Kerexu Yxapyry, da Aldeia Morro dos Cavalos. Juntos, os assessores refletiram com os participantes a história de lutas pela terra e territórios em Santa Catarina e no Brasil, as conquistas populares e os regressos causados pelas atuais políticas agrárias no país.

Participantes do Mutirão em Santa Catarina

O segundo dia do Mutirão contou com a assessoria da doutora Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto, que trouxe aspectos sobre a economia pensada pelo Papa Francisco e a carta encíclica ‘Fratelli Tutti”. Também o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o MST/SC e o Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina (MMC/SC), partilharam experiências e articulações solidárias que estão realizando em tempos de pandemia. Ainda durante o segundo dia do Mutirão, os participantes foram distribuídos virtualmente em grupos de trabalho onde puderam fazer memória dos momentos marcantes dos dois dias de evento e as expectativas para a realização dos mutirões da Semana Social Brasileira nas dioceses catarinenses.

Materiais da SSB

O Regional Sul 4 da CNBB já recebeu os materiais formativos da 6ª Semana Social Brasileira. De acordo com a articuladora regional das Pastorais Sociais, Carla de Oliveira Guimarães, “cada uma das 10 dioceses catarinenses receberão uma média de 120 unidades do material na qual poderão organizar e estudar para que possam realizar suas atividades. São cinco cadernos e cada diocese receberá 15 unidades de cada caderno. Também recebemos rodas de conversas, orientações metodológicas e um folder, que no verso é um cartaz da Semana Social Brasileira”, contou a articuladora.

Cadernos formativos publicados pela 6ª Semana Social Brasileira

Ao final do encontro, foram divulgadas as datas e temas dos próximos Mutirões Populares Catarinenses da 6ª Semana Social Brasileira que também faz parte do calendário de lutas da Frente Ampla pela Democracia em Santa Catarina formada por Movimentos Sociais, Sindicatos, Partidos Políticos e Igrejas Cristãs:

  • 07 e 08 de maio de 2021 – Mutirão por Trabalho e Democracia
  • 09 e 10 de setembro de 2021 – Mutirão por Teto e Soberania