Estão abertas as inscrições, até dia 15 de julho de 2022, para os “Mutirões pelas vidas LGBTQIA+”. As formações iniciam dia 19 de julho e seguem até 16 de agosto, sempre às terças-feiras, às 19h30 (horário de Brasília)

Inscrições

A 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) realiza, no formato online, nos dias 19 e 26 de julho, 9 e 16 de agosto, às terças-feiras, às 19h30, os Mutirões pelas vidas LGBTQIA+. O grupo que vem discutindo o tema, no processo da 6ªSSB, propõe como reflexão inicial: os conceitos básicos, a dimensão da fé e o direito de acesso à terra, à moradia e trabalho da população LGBTQIA+.

Esse processo pretende, também, com a mobilização da 6ªSSB, colaborar na formação e informação para a conscientização e o enfrentamento à LGBTfobia.  O debate é urgente. Segundo o relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o Brasil é considerado um dos países que mais discrimina e mata pessoas LGBTs no mundo.

Entre os obstáculos enfrentados pelas pessoas LGBTQIA+, diariamente está o preconceito, a exclusão, a violação de direitos, a participação em comunidades de fé sem discriminação e LGBTfobias, bem como a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, à moradia e à terra. O não acesso a esses direitos básicos vulnerabiliza ainda mais essa população. Com isso, a 6ªSSB propõe os seguintes temas para reflexão e debate:

PROGRAMAÇÃO:

Mutirão 1 | Mutirão pelas vidas LGBTQIA+

Tema: Vidas LGBTQIA+: conceitos básicos

Dia: 19 de julho, às 19h30 (horário de Brasília)

Assessoria: Lula Ramires, Ação Pastoral da Diversidade

Mutirão 2 | Mutirão pelas vidas LGBTQIA+

Tema: Vidas LGBTQIA+: comunidades de fé

Dia: 26 de julho, às 19h30 (horário de Brasília)

Assessoria: Marianne Luna, Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT

Mutirão 3 | Mutirão pelas vidas LGBTQIA+

Tema: Vidas LGBTQIA+: por terra, teto e trabalho

Dia: 09 de agosto, às 19h30 (horário de Brasília)

Painel Terra/território

Assessorias: Mateus Quevedo, Movimento dos Pequenos Agricultores

Yago Queiroz, Comunicador da APIB

Painel Teto/moradia

Assessorias: Erika Hilton, ativista pelas causas LGBTQIA+ e política

Gil Amaí, Associação Morada do Arco-íris LBGT Brasil

Painel Trabalho

Assessorias: Dê Silva, Conselho Nacional Popular LGBTQIA+

Marcos Freire, Associação Brasileira de Gays

Mutirão 4 | Mutirão pelas vidas LGBTQIA+

Tema: A Bíblia e as Vidas LGBTQIA+

Dia: 16 de agosto, às 19h30 (horário de Brasília)

Inscrição única para participar dos quatro Mutirões pelas vidas LGBTQIA+, acesse: https://bit.ly/3OsBOmN

Observação: Após a inscrição, você receberá o link de acesso à sala.

O que são as Semanas Sociais Brasileiras

As Semanas Sociais Brasileiras (SSB’s) são dinamizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e constituída pelas Pastorais Sociais e Organismos da CNBB, Movimentos Populares, Igrejas Cristãs, no diálogo inter-religioso, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil, num debate sociopolítico e socioambiental, para uma atuação sociotransformadora.

Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, com a proposta de construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores, há 30 anos.

#lgbtquia+ #porterratetotrabalho #justiçasocial #6ss