Dentro de dois anos, apenas dois em cada cinco funcionários trabalharão presencialmente. A necessidade de recrutadores de TI está crescendo. O ensino digital aumenta.

Arte: Sonia SchaferSeguir | Conectividade/Flickr

A reportagem é de Maurizio Carucci, publicada por Avvenire, 20-05-2022. A tradução é de Luisa Rabolini para o IHU.

De acordo com pesquisa realizada pela Willis Towers Watson, dentro de dois anos apenas dois em cada cinco funcionários trabalharão presencialmente, aumentará o número de trabalhadores conectados digitalmente que também estão dispostos e em condições a se transferir (por curtos ou longos períodos) para outras áreas do mundo para oportunidades de formação ou para viver experiências comunitárias com outros criativos e inovadores, num mundo feito de partilha e colaboração, sem fronteiras de espaço e tempo. Um modelo de co-learning que responde também à necessidade de implementar a educação digital para a formação constante do indivíduo, quer seja estudante ou profissional liberal ou equipes de trabalho para as empresas conscientes da importância estratégica de fazer evoluir os próprios talentos.

As mudanças induzidas pela pandemia no mundo do trabalho estão destinadas a deixar uma marca permanente na Itália: até 2023 prevê-se que apenas 42% dos funcionários trabalhará na empresa, cerca de metade do período pré-Covid, mas em aumento em relação à situação atual, onde apenas 32% vão ao local de trabalho. A modalidade híbrida, ou seja, tanto remota como presencial, continuará em todo o caso mais difundida do que a completamente remota, embora esta última tenha registado um maior crescimento proporcional no ano passado. De fato, em 2019 a grande maioria dos funcionários, 82%, trabalhava no escritório. Apenas 12% dos trabalhadores alternavam entre home e office e 6% remotamente: hoje são respectivamente 31% e 38%, com evidente salto de crescimento em ambas as categorias.

Os futuros acordos de trabalho também refletirão a nova normalidade, com 26% das empresas esperando que os funcionários trabalhem meio a meio entre o local de trabalho e remotamente, 33% mais em casa do que no escritório e 41% ao contrário. No entanto, está começando um reajuste do percentual de funcionários que trabalham apenas remotamente (em dois anos cairão de 38% para 23%), enquanto estão aumentando os que trabalham presencialmente (em dois anos passarão de 32% para 42 %) e na modalidade híbrida (de 31% a 35%). Além disso, sete em cada dez empresas (71%), planejam hoje permitir um retorno total ao escritório de forma voluntária até o final do ano, enquanto 47% ainda não têm certeza de quando os protocolos anti-Covid terminarão e apenas 10% planejam encerrá-los antes de 2022.

A demanda por recrutadores de TI também cresce

Nas empresas engajadas na transformação digital, o papel do consultor de recrutamento se torna fundamental para encontrar os melhores talentos para suas equipes de TI e digital. De fato, conforme revelado pelo relatório Tech Cities 2022 promovido pela Experis, a crise da pandemia antecipou os processos de digitalização e transformação tecnológica em pelo menos 5 a 10 anos. Fatores como o aumento do trabalho remoto, a digitalização corporativa e a proliferação de compras on-line tornaram necessário condensar em um curto período processos que normalmente levariam muito tempo, aumentando exponencialmente a demanda por profissionais de TI.

Basta pensar que, apenas para o segundo trimestre 2022, são esperadas + 40% de novos empregos para os setores de TITecnologiaTelecomunicações e Mídia (pesquisa MeosManpowerGroup). Soma-se a isso a necessidade de reequilibrar oferta e demanda por perfis especializados, devido à escassez de talentos que na Itália é igual a 76%. Neste contexto, o consultor de recrutamento assume um papel de extrema relevância, como figura ponte entre as empresas e os talentos necessários para a transformação digital das mesmas. Neste cenário, a Experis anunciou o lançamento de um programa de seleção de consultores de recrutamento, bem como outras figuras da área de TI .

Especificamente, os consultores de recrutamento procurados caracterizam-se por uma experiência consolidada na área de recrutamento nos setores de TI e de engenharia tecnológica, capacidade de gerir de forma autônoma todo o processo de seleção no âmbito de projetos de volume, desenvolver a relação com os clientes adquiridos e promover o desenvolvimento de projetos de Employer Branding e serviços conexos, como a área de Recrutamento 4.0. O perfil é completado pela paixão pela inovação, domínio das mídias sociais, competências específicas em um ou mais setores de inovação, experiência em pesquisa de recursos no setor de TI e Digital ou um passado em empresas de tecnologia e digitais como desenvolvedor ou gerente de projetos e orientação ao resultado.

Quanto aos demais perfis procurados, são eles: professores com experiência em Java, .NetCyber SecurityCloud e Data que tratam do planejamento didático e entrega de projetos de formação em TI em sala virtual e/ou presencial para a divisão Experis Academy; venda e pré-venda TI, com experiência em funções similares ou como Consultor Técnico / Vendas Técnicas / Arquiteto de Soluções ou com funções técnicas em Integrador de Sistemas, e apto a atuar em projetos de integração de sistemas e propor e projetar soluções de software. Para acessar as oportunidades abertas na Itália, acesse aqui

O ensino se torna cada vez mais digital

Em apenas dois anos triplicou o número dos MIE-Microsoft Innovative Edcator, ou seja, professores que seguiram um caminho tecnológico para o novo ensino digital que chegaram a 350 em nosso país [Itália]. Em apenas um ano - de 14 para 28 - o número de escolas distribuídas pelo país que passaram a integrar o programa Showcase School & Incubator, programa internacional que inclui um número limitado de escolas que adotaram a tecnologia Microsoft e se destacaram por sua visão de ensino inovadora. Este é um sinal do impulso para a digitalização e da integração cada vez mais eficaz das novas tecnologias na escola italiana. O programa visa criar uma rede de excelências em nível global composta pelas escolas que já iniciaram um caminho de transformação didática com a Microsoft Education, visando a partilha e troca de ideias sobre inovação digital e multimídia, novas metodologias e soluções, através de eventos globais e locais.

No âmbito do programa Showcase School & Incubator, a equipe Microsoft Education colabora em sinergia com as escolas para criar soluções que visem estimular a criatividade e a produtividade dos programas de ensino. A atenção está particularmente voltada para os instrumentos digitais para garantir um suporte válido também para a inclusão didática, para personalizar o aprendizado em turmas heterogêneas, promovendo a autonomia e a segurança dos alunos. É precisamente da proximidade entre a Microsoft, as escolas e operadores do setor que surgem as inovações e funcionalidades que os engenheiros da Microsoft Education desenvolvem nos nossos produtos.

Renovar o ensino também significa integrar o uso de dispositivos inovadores aptos a possibilitar novos cenários de aprendizagem mais envolventes, interativos e inclusivos. Um exemplo disso é a Universidade Federico II de Nápoles, a primeira universidade italiana a iniciar a experimentação da Hybrid Learning Spaces, uma solução integrada desenvolvida pela Hevolus Innovation e Microsoft Italia para um ensino participativo e laboratorial em realidade mista.

Os “Espaços de Aprendizagem Híbridos” são verdadeiras salas de aula virtuais imersivas que permitem introduzir um novo modelo educacional que pode ser usado tanto remotamente quanto presencialmente, por meio de aulas e suporte nos laboratórios holográficos. A Universidade de Nápoles é a primeira na Itália a experimentar neste ano letivo a solução que estenderá âmbitos didáticos, científicos e humanísticos a vários departamentos da universidade.

Universidade de Insubria de Varese, por outro lado, tem apostado na tecnologia para oferecer aulas envolventes e de qualidade tanto presenciais como à distância, e anunciou, após a implementação do Microsoft Teams na fase de emergência, a adoção nas suas sedes de um pacote de dispositivos Microsoft Surface Hub 2S. A solução gira em torno de um novo e altamente interativo uso de lousas digitais que, por um lado, permite que alunos tanto presenciais e como conectados remotamente participem ativamente do curso e dar sua própria contribuição direta, e por outro lado ajuda os professores a produzir um ensino de nível superior.

aceleração digital dos últimos dois anos evidenciou de forma ainda mais contundente o desnível existente entre as competências exigidas pelo mercado de trabalho e aquelas efetivamente disponíveis, o chamado skill mismatch, ou seja, um paradoxo em que a demanda por empregos qualificados é crescente nas TIC e profissões técnicas, mas faltam, tanto no setor público como no privado, figuras profissionais com competências técnico-científicas aptas a gerir novas oportunidades ligadas às novas tecnologias e novos modelos de trabalho.

O fenômeno do desalinhamento das competências que envolve um em cada três trabalhadores na Itália (fonte: OCDE), e que pode gerar uma perda de 18 trilhões de dólares de PIB até 2025 (Fonte: Bcg). Esse desalinhamento diz respeito principalmente às competências digitais, que agora são exigidas para realizar três em cada cinco funções de trabalho. Por exemplo, calcula-se que até 2025 o setor de TIC exigirá até 137 mil profissionais que as empresas têm cada vez mais dificuldade para encontrar. (Fonte: Unioncamere e Anpal).

Já com o projeto Ri-Formare la PA, foi ativado um plano estratégico para a valorização e desenvolvimento do capital humano da Administração Pública através de um programa extraordinário de formação e atualização dirigido a 3,2 milhões de funcionários públicos. De fato, para sustentar as transições previstas pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência, a Microsoft Italia oferece ao ministério mais de 40 cursos sobre as tecnologias mais usadas, eventos de formação específicos sobre as competências digitais mais solicitadas, disponibilizados em modo híbrido e percursos de certificação das competências informáticas, para contribuir à valorização de talentos e, assim, apoiar a modernização do país.

O primeiro Digital Sales Bootcamp, o curso de formação digital para os consultores do futuro organizado pela Italiaonline Academy, em colaboração com a Polimi Graduate

School of Management do Politecnico di Milano, começa em 15 de junho. O objetivo do Digital Sales Bootcamp é garantir a aquisição de competências digitais avançadas, para se tornar Digital sales account, uma figura fundamental para apoiar a digitalização das pequenas e médias empresas italianas, que uma clientela cada vez mais evoluída, informada e exigente coloca diante da necessidade de uma gestão eficaz e eficiente da própria presença online. O curso, com duração de um ano e totalmente gratuito, foi projetado ad hoc para transmitir as competências digitais mais úteis no mundo do trabalho, garantidas pelo profissionalismo de um centro de formação de excelência internacional como a Polimi Graduate School of Management, em conjunto com a Italiaonline. Entre os principais temas que serão explorados: técnicas de comunicação e vendas, marketing digital e publicidade, mercado de referência e instrumentos de apoio à atividade de consultor digital.

Digital Sales Bootcamp será dirigido a 150 “under 30”, com licenciatura ou diploma, com forte interesse pelo digital e pelo mundo das vendas. Consiste numa experiência educacional de cerca de 2 meses, tanto online como presencial, seguida de 4 meses de training on-the-job: um estágio remunerado com coaching e visitas entre as empresas. No segundo semestre, será concluída a inclusão na Italiaonline, entre as vagas abertas em toda a Itália, com a abertura de empresa e emprego em áreas adjacentes ao local de residência. Ao final dos 12 meses, haverá a etapa fundamental: certificado de participação da Escola de Pós-Graduação em Administração Polimi para o curso de formação, seguida da apresentação de um Projeto final pelas pessoas do Digital Sales Bootcamp. A partir do segundo ano, a carreira como Digital sales account dentro da estrutura comercial Italiaonline continuará com a atribuição de uma carteira de clientes e certificados LEAD. Um programa de treinamento contínuo também será fornecido pela Italiaonline Academy, a universidade corporativa interna.

Para enfrentar o desalinhamento, nasceu também a Generation Italy, uma fundação sem fins lucrativos fundada pela empresa de consultoria estratégica internacional McKinsey & Company que, por meio de programas de formação profissional, intensivos, experienciais e de curta duração, ajuda os jovens a lançar suas carreiras profissionais e apoia as empresas a encontrar as pessoas com as competências e as motivações de que necessitam. Neste sentido, a Progetto Confúcio nasce da colaboração entre a Generation Italy e o Grupo Retex, player líder no setor de inovação tecnológica do varejo físico e digital, com o objetivo de dar uma contribuição nessa temática. O propósito está contido no próprio nome do projeto, que evoca o filósofo chinês a quem é atribuída a famosa frase: “Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia; ensine-o a pescar e você o alimentará por toda a vida." A primeira edição do Projeto Confúcio teve como protagonistas 35 jovens com idade média de 25 anos, divididos em cinco cursos técnicos, cada um orientado em uma linguagem de programação diferente (Java, Dot.net, Vue.JS, Angular, PL.SQL) e envolvido em sessões de soft skills, úteis para se distinguir positivamente no mundo do trabalho. No total, o projeto previa a oferta de mais de 400 horas de aulas remotas. Até o momento, mais de 75% dos jovens formados encontraram trabalho e 19 foram contratados pela Retex.

Enquanto isso, em Reggio Emilia, nasceu um novo projeto de Recrutamento & Formação, que se baseia no contrato de aprendizagem de Nível I combinado com a fórmula dos cursos de ensino e formação técnica superior. Por um lado, uma instituição de formação qualificada, pelo outro uma empresa que investe imediatamente nos jovens e no seu emprego. Um sistema que potencializa os diversos sujeitos e envolve a empresa Mead Informatica System integrador Ict - com várias sedes em todo o país, bem como em Reggio EmiliaMarcon (Ve), Agrate Brianza (Mb) e Roma - que contratou os nove rapazes e está totalmente envolvida nas várias fases: desde o planejamento do percurso, à seleção dos participantes, até a disponibilização da formação tanto em sala de aula quanto no trabalho. Por outro lado, o IFOA que, além de garantir a coerência de ensino, colocou em prática todas as competências úteis para desempenhar o papel de uma verdadeira agência de busca e seleção de candidatos, assumindo o papel de consultor em informar a empresa sobre aspectos ligados às vantagens legais relativas ao custo da mão de obra para essa tipologia de contratação. Por fim, a Região Emilia-Romagna, que além de contribuir com um financiamento dos custos de formação e acompanhamento dos jovens, garante a entrega da certificação final do curso.