SSB
09/06/2021

“O trabalho no contexto da pandemia”.

Sandra Gemma | Imagem reprodução 6ª SSB

“Há ainda uma urgência, a de se levar em conta o que já sabemos sobre o ser humano em situação de trabalho, sua variabilidade interindividual: gênero, etnia, idade, formação, experiência, cultura... A intraindividual: não somos os mesmos pela manhã e à noite, nas segundas e sextas... sobre os determinantes da relação saúde trabalho, a necessidade de reconhecimento (material e simbólico do trabalho) para que ações mais efetivas possam ser tomadas pelos gestores nos locais de trabalho, pelos responsáveis na elaboração de políticas públicas que possam dar conta de resolver os problemas antigos (que ainda persistem) e os novos do mundo do trabalho (que se agravam e se diferenciam na pandemia) e que incessantemente são produzidos[i]”, Sandra Gemma.

Ontem (8), ocorreu o Módulo 2 do Curso Popular: O Presente e o Futuro do Trabalho com o tema: “O trabalho no contexto da pandemia”.  Sandra Gemma –, especialista em Ergonomia pela Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com Doutorado e Mestrado em Engenharia Agrícola na temática de Ergonomia pela Universidade Estadual de Campinas – colaborou na reflexão. A professora convidou a refletir a realidade do trabalho: presente e futuro, na perspectiva histórica.

Sandra falou sobre o desemprego, que, com a pandemia acelera e exacerba; a depreciação da qualidade do trabalho; trouxe à baila o contexto da sociedade do cansaço.

Gemma lembra que há uma elevação da pobreza de tempo, que afeta o mundo do trabalho e a vida pessoal da classe trabalhadora. Ressalta, ainda, a situação das mulheres trabalhadoras na pandemia que têm um fluxo contínuo de atividades e que gera sofrimento.

O próximo Módulo será no dia 15 de junho | das 19h30 às 21h30, horário de Brasília. O tema será “A Igreja frente aos desafios do mundo do trabalho”, colabora na assessoria  Elio Gasda, professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã. Bacharel em Filosofia (FAJE) e Doutor em Teologia pela Universidad Pontifícia Comillas (Madrid). Pós-doutorado em Filosofia Política, Universidade Católica Portuguesa. E vai discutir a realidade do trabalho a partir dailuminação Bíblica e Teológica, do Ensino Social da Igreja, da Espiritualidade do Trabalho e as respostas da Igreja a partir de movimentos populares e pastorais que atuam com o mundo do trabalho.

Acompanhe o Módulo 2 | O trabalho no contexto da pandemia

Módulo 1 | As mutações no mundo do trabalho


O Curso O presente e o futuro do trabalho é uma proposta da Pastoral Operária Nacional em parceria com a 6ª Semana Social Brasileira e a Rede Jubileu Sul Brasil, como forma de contribuir para a reflexão e a ação em torno do tema Trabalho.

O curso está organizado em cinco módulos, ocorre às terças-feiras neste mês junho, das 19h30 às 21h30, horário de Brasília.

Veja a programação aqui

Deseja participar do curso, entre em contato: semanasocialbrasileira@cnbb.org.br

__________________________________________

[i] http://www.ihu.unisinos.br/608545