O papa Francisco recebe de dom Valdeci o material da 6ª Semana Social Brasileira e do Projeto Encantar a Política | Imagem: Arquivo pessoal de dom Valdeci

Por Osnilda Lima | Comunicação 6ºSSB e Pastorais Sociais

Dom José Valdeci Mendes dos Santos, bispo de Brejo (MA), e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entregou ao papa Francisco o Caderno Mutirão por terra, teto e trabalho: território, direitos sociais e cidadania e o Caderno Encantar a Política. A entrega ocorreu durante a visita ad Limina Apostolorum, no Vaticano. Na ocasião, o papa recebeu os bispos do Regional Nordeste 5 da CNBB, que corresponde aos representantes do Maranhão. O encontro com pontífice deu-se no último dia 2 de junho.

“O encontro foi rico, esperançoso e de profunda comunhão. No momento da saudação entreguei para ele o Caderno Encantar a Política, como também o Caderno 4 de 6ª Semana Social Brasileira. Ele leu atentamente os dois títulos e deu para perceber alegria expressa no rosto”, relata dom Valdeci.

Dom Valdeci conta que falou ao papa da importância da 6ª Semana Social Brasileira (2020-2023), que traz o tema Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho, inspirado no discurso de Francisco aos participantes no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em 2014. Também contou ao papa que esta 6ª edição da SSB está construindo o Projeto Popular O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos.

Na entrega do Caderno Encantar a Política, o presidente da Comissão Sociotransformadora conta que fez questão de lembrar que o projeto ocorre no processo das eleições gerais 2022, no Brasil. “É uma forma de a Igreja colaborar na formação da cidadã e consciente do povo brasileiro. Foi um momento muito importante, pois é todo o esforço das Pastorais Sociais no sentido de colaborar para uma mudança e melhoria de nosso país, para que prevaleça o direito à justiça, o direito à dignidade. Para que a vida esteja em primeiro lugar”, finaliza dom Valdeci.

O papa Francisco, segundo dom Valdeci, leu atentamente os títulos dos materiais | Imagem: Arquivo pessoal de dom Valdeci