Pastorais Sociais da CNBB e agentes mobilizadores da 6ª SSB realizam Seminário Nacional “O Brasil que temos”

Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), com suas Pastorais Sociais e os Movimentos Populares que participam da mobilização da 6ª Semana Social Brasileira (2020-2023) realizam de 01 a 03 de março de 2023, na Casa de Encontro Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF), o Seminário Nacional “O Brasil que temos”. Participam os bispos compõe a Cepast-CNBB, representantes das coordenações nacionais das Pastorais Sociais e dos Movimentos Populares que contribuem na animação da 6ªSSB.

Programação completa, baixe aqui

Segundo o assessor da Cepast-CNBB, frei Olavio José Dotto, trata-se de um Seminário integrado para pensar os encaminhamentos da Semana Social Brasileira que tem como proposta a construção de um Projeto Popular. “Acima de tudo, o Seminário propõe pensar os passos para a elaboração e implementação do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, ressalta o assessor.  “As Semanas Sociais não são eventos isolados, mas processos de mobilizações sociais em âmbito nacional. Então, a partir de todo esse tempo de encontros, mutirões e leituras da realidade realizadas nos últimos três anos, é chegada a hora de propor um projeto de transformação social”, afirma Dotto.

“Na programação do Seminário, vamos contemplar uma leitura profunda da realidade nacional e internacional nos âmbitos: social, político, econômico e religioso, para entender esses fenômenos e as ameaças às democracias. Também vamos olhar para os movimentos de resistências que favorecem o fortalecimento da democracia em nosso país”, lembra o assessor.

Alessandra Miranda, secretária executiva da 6ªSSB, sinaliza que haverá, na programação do Seminário, um momento em que será apresentada a realidade do “Brasil que temos”. “Será o tempo da escuta das violações dos direitos humanos e da natureza ligados à terra, teto e trabalho, que são o temas desta sexta edição da SSB. Essa escuta tem sido potencializada por meio de rodas de conversas, seminários e mutirões que foram realizados em todo o território brasileiro. Estamos recebendo essas contribuições: como as violações sofridas pelos povos originários e comunidades tradicionais, catadores de materiais recicláveis, trabalho escravo, supressão dos direitos trabalhistas, trabalho precarizado e não seguridade dos direitos sociais do trabalho”, antecipa Alessandra.

Segundo a secretária esse conjunto de violações será organizado dentro de uma proposta metodológica, no contexto das cinco regiões do Brasil.  “Estamos identificando as violações e os agentes violadores e quais as iniciativas do poder público para superar as violações. Vamos identificar e potencializar, sobretudo, quais as resistências populares que já atuam na superação dessas violações”, conta Alessandra Miranda.

No seminário, haverá também, no decorrer da programação momentos celebrativos, orantes, de incidência política, planejamento da Cepast-CNBB.

Abaixo, a programacão das atividades que ocorrerão no seminário, ou você baixar o pdf aqui

01 DE MARÇO DE 2023

VER – A conjuntura do Brasil

  • Reunião comissão executiva das Pastorais Sociais e bispos da Cepast-CNBB
  • VER – Olhar da conjuntura social, política e religiosa: instituições democráticas, mobilização popular, fundamentalismo religioso e cenário geral geopolítico.
  • Assembleia do Centro Nacional de Sustentabilidade das Pastorais e Organismos (Census).

02 DE MARÇO DE 2023

VER –  A transição para DISCERNIR

  • Apresentação das Violações dos Direitos Humanos e da Natureza coletadas nos Mutirões da 6ªSSB.
  • Próximos passos para a elaboração e implementação do Projeto Popular o Brasil que Queremos: O Bem Viver dos Povos.
  • Roda de conversa: Pastorais Sociais e Movimentos Populares e seus horizontes com foco em planejamento.
  • Noite de lançamento – Campanha da Fraternidade 2023. Tema: “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), materiais dos mutirões de superação da fome e sede, site e redes sociais da Cepast-CNBB

03 DE MARÇO DE 2023

AGIR – Incidência social e política

  • Planejamento das Pastorais Sociais para o triênio; sustentabilidade e estrutura da Cepast-CNBB
  • Ação de incidência com o Ministério dos Direitos Humanos; Ministério da Igualdade Racial; Ministério das Mulheres; Ministério dos Povos Indígenas.