As Pastorais, Organismos e iniciativas Sociais da CNBB estarão presentes no 18º Congresso Eucarístico Nacional com a presença de agentes pastorais, pessoas atendidas pelas mesmas e por meio de uma exposição de seus trabalhos e programação de atividades

Coordenações das Pastorais, Organismos e Articulações Sociais da CNBB em reunião para organizar a participação no 18º Congresso Eucarístico Nacional

Por Osnilda Lima | 6ªSSB e Pastorais Sociais CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) – que tem a missão de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral para a construção de uma sociedade justa e solidária e que também promove o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres – estará presente no 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) por meio de suas pastorais, organismos e articulações sociais. Hoje, a Cepast acompanha, anima e mobiliza 32 iniciativas que se concretizam em ações junto e com o povo.

E essas 32 presenças sociotransformadoras da Igreja no Brasil se farão presentes no 18º CEN, que ocorre na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), nos dias 11 a 14 de novembro de 2022, por meio de uma exposição e programação específica, no hall do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco onde ocorrera o CEN. A atividade fará parte da programação oficial do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) e estará disponível para o grande público no decorrer de todo o Congresso.

A explanação dos serviços realizados por essas iniciativas se dará através de banners, panfletos e audiovisual distribuídos nos stands. Além da exposição, haverá rodas de conversas, oficinas e lançamentos em salas próximas do hall e no auditório Brum.

A exposição vai reunir Coordenações Nacional de cada pastoral específica, agentes das pastorais vinculadas às dioceses de Pernambuco, dos estados do Regional Nordeste 2 da CNBB, além das demais representações de toda a Igreja do Brasil.

Padre Hélio Nascimento, presidente da Comissão Arquidiocesana Pastoral para Ação Sociotransformadora de Olinda e Recife e vigário episcopal do Vicariato Beberibe, ressalta a importância da participação das pastorais sociais no 18º CEN. “Pensar num Congresso Eucarístico é acolher as pastorais sociais, ainda mais levando em consideração ao tema que é proposto: ‘Pão em todas as mesas’. São nas pastorais sociais que encontramos quem está com fome de pão e de tantas outras necessidades. Tudo está inserido.” O lema desta edição é: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46).

As pessoas interessadas em participar do Congresso devem realizar o cadastro pelo endereço eletrônico: https://cen2020.com.br/inscricoes/ . Ao acessar a página, você precisa escolher entre as abas “Público em Geral” ou “Bispos, Padres e Diáconos” e preencher o formulário com dados pessoais, tais como nome completo, e-mail e qual diocese ou arquidiocese pertence.

Acesse o site cen2020.com.br

Com informações do https://cen2020.com.br