SSB
01/10/2020

“Os que professam a fé cristã católica não podem se acomodar diante das injustiças e sofrimentos de irmãos e irmãs que não têm onde morar, são excluídos do mercado de trabalho e não podem cultivar o próprio alimento”

Por CNBB

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, gravou um vídeo para contribuir no processo de mobilização da 6ª Semana Social Brasileira que está sendo organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da entidade.

Inspirada num encontro que o Papa realizou com os movimentos sociais, a 6ª Semana Social Brasileira adotou como tema “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”.  A realização da semana encontra-se na fase de mobilização dos regionais. O encerramentocom a etapa nacional, será em julho 2022.

O objetivo da 6ª semana, aprovada na 57ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro, é mobilizar a sociedade tendo em vista o fortalecimento da democracia. Um outro objetivo é também fortalecer a ação das Pastorais Sociais da Igreja na defesa da população e dos grupos que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Em sua mensagem, o presidente da CNBB reforça, baseado no apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, que a fé sem o amor não é nada para os cristãos. ” O amor é o selo de autenticidade da fé cristã. A 6ª Semana Social Brasileira, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, oferece a cada um de nós uma oportunidade singular de exercer o amor e trabalhar para que todos tenham direito à terra, teto e trabalho”, disse.

Exercício da caridade cristã

Segundo dom Walmor, participar da semana social Brasileira é um compromisso cristão de fé na política. “Os que professam a fé cristã católica não podem se acomodar diante das injustiças e sofrimentos de irmãos e irmãs que não têm onde morar, são excluídos do mercado de trabalho e não podem cultivar o próprio alimento”, disse.

Dom Walmor divulgou sua mensagem no mesmo dia em que o desemprego no Brasil registrou um novo recorde com 13,8% no trimestre encerrado em julho, maior marca registrada pela série histórica da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) desde 2012. Isto representa 13,1 milhões de pessoas na fila do emprego segundo os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 30 de setembro.

Na mensagem, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) lembrou que, neste tempo de pandemia, muitos trabalhos bonitos estão sendo realizados por evangelizadores cristãos católicos e tantos outros cidadãos dedicados à caridade e comprometidos com a justiça. “Estas iniciativas não devem parar, ao contrário precisam inspirar os corações para o exercício da caridade que nunca acabará conforme nos ensina o apóstolo Paulo. É no caminho da caridade que mudamos o mundo construindo desde já o Reino de Deus”, disse.

Segundo dom Walmor, há um caminho longo a percorrer para, à luz dos valores do Evangelho, promover um verdadeiro e autêntico Pacto pela Vida e pelo Brasil que seja capaz de dar um novo tecido social, econômico e político à sociedade brasileira.