SSB
25/09/2020
Participantes da reunião que mobiliza a 6ª Semana Social Brasileira no Rio Grande do Sul
Lideranças, no Rio Grande do Sul em mobilização para a 6ª Semana Social Brasileira

A Comissão Episcopal Pastoral para a Sociotransformadora do Regional Sul 3  da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende o estado do Rio Grande do Sul, está na mobilização da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB), no Rio Grande do Sul. O processo se iniciou no mês de julho nas reuniões gerais das pastorais e organismos que integram a comissão no Estado, nas quais a proposta nacional foi sendo conhecida. Neste processo, representantes de pastorais e movimentos sociais do estado participaram de um seminário organizado pela coordenação nacional da 6ª SSB, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Agora, chegando a uma nova etapa, foram realizadas na última segunda (21) e terça-feira (22), reuniões com as quatro Províncias Eclesiásticas, para ampliar o conhecimento sobre a proposta da 6ªSSB e dar passos na sua organização e realização. As quatro atividades reuniram mais de 100 lideranças das pastorais sociais e organismos das dioceses ligadas a cada província eclesiástica. Dado o contexto da pandemia do Covid-19, todas as atividades ocorrem em ambiente virtual.

Dom Silvio Guterres Dutra, bispo referencial da CNBB nesta comissão, está à frente desta mobilização e ressalta que a “realização da Semana Social Brasileira é uma concretização daquilo que o papa Francisco chama, na Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho – no seu quarto capítulo – de a dimensão social da evangelização”.

Entre as atividades previstas para o próximo período, estão a realização de lives sobre os temas Terra (7/10), Teto (7/11) e Trabalho (7/12).

A Semana Social Brasileira, que ocorre de 2020 a 2022, é uma ação da CNBB, realizada em parceria com as diversas forças sociais da sociedade que compartilham de seus objetivos. Teve como “inspiração” a experiência da Igreja Católica na Europa sendo que a França já celebrou o 1º centenário da realização de Semanas Sociais e a Itália prepara sua 49ª prevista para fevereiro de 2021.