A Prelazia de Itacoatiara realizou de 12 a 14 de 2021 uma formação sobre a 6ª Semana Social Brasileira, “Mutirão pela Vida, por Terra, Teto e Trabalho, a Amazônia que queremos”

Participantes da atividade promovida pela prelazia de Itacoatiara (AM), nos dias 12 a 14 de novembro de 2021 | Foto: divulgação

Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte*

A Prelazia de Itacoatiara realizou de 12 a 14 de 2021 uma formação sobre a 6ª Semana Social Brasileira, “Mutirão pela Vida, por Terra, Teto e Trabalho, a Amazônia que queremos”. Com a participação de mais ou menos 50 representantes das diferentes paróquias da Prelazia, foi o primeiro evento presencial desde o início da pandemia.

A Ir. Michele, que faz parte da Articulação Brasileira da Economia de Francisco e Clara, afirma que “está muito interligada e é um eixo inclusive da 6ª Semana Social Brasileira”. Se trata de “um chamado que o Papa nos faz para re-almar a economia, que foi dirigido como provocação para os jovens de todo o mundo, mas que também cada e cada uma de nós é chamado a assumir hoje um novo estilo de vida, na nova lógica da economia ao serviço da vida”.

A formação deve ajudar, segundo Raimundo Assis, da paróquia de Silves, “para que a gente possa a partir deste momento começar a pensar em nos envolver mais nas questões sociais”. Dentro do programa foi abordada a Economia de Francisco e Clara, com a assessoria da Ir. Michele Silva. A religiosa vê a terra, teto e trabalho como “direitos essenciais para todas as pessoas”.

Segundo Alessandra Miranda, secretária executiva da 6ª Semana Social Brasileira, o encontro como “momento de muitas partilhas, muitos estudos, sobretudo para a gente colocar o nosso sonho no patamar de realização”. Segundo a Secretaria Executiva da 6ª Semana Social Brasileira, “até 2023 iremos viver a Semana Social Brasileira em todo o país”, buscando “a construção desse projeto popular que é tão importante para todo o Brasil, e a missão da Igreja para organizar e articular o Brasil que queremos”.

Para a Ir. Cleide, das irmãs Negras Agostinianas, que fez parte da organização do encontro, este encontro “foi um momento significativo na história da nossa Prelazia, e desejamos que esta Semana Social possa contribuir no processo de formação de todas as pessoas”. Os participantes serão, segundo a religiosa, “responsáveis de ser multiplicadores e multiplicadoras nas nossas paróquias, falando nas bases, com o objetivo de construir a Amazônia que queremos, uma Amazônia onde todos tenham vida e vida em abundância”.

O Grito dos Excluídos, realizado na tarde do dia 13, teve como tema “Não deixem que anestesiem nossa consciência social”. Para Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara, destaca que foi um encontro “bastante positivo, bastante produtivo”, destacando que “as cabeças foram pensando juntas e construindo um projeto”. Segundo o bispo foi constituída uma comissão para pensar na integração entre a 6ª Semana Social Brasileira e a Economia de Francisco e Clara. Ele destacou o trabalho da comissão organizadora do encontro.

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara

Falando sobre o Grito dos Excluídos, realizado na véspera da V Jornada Mundial dos Pobres, afirmou que foram trabalhados os temas que neste ano fizeram parte do Grito dos Excluídos em nível nacional, que na maioria das dioceses acontece no dia 7 de setembro. O bispo refletia sobre a necessidade de um maior envolvimento da parte dos católicos de Itacoatiara nesses momentos em que pretende se ligar fé e vida.

* Com informações e fotos do Setor de Comunicação da Prelazia de Itacoatiara