Por Osnilda Lima | Comunicação Cepast-CNBB

Mobilizadas e animadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB-Cepast), as Pastorais que compõem o Setor da Mobilidade Humana realizam o IX Encontro Nacional, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2023, em Brasília (DF).

O tema do encontro é: “Sinodalidade: Caminhar Juntos”. O lema: “Para que todos sejam um só” (Jo 17, 21). A inspiração do tema e do lema, está na convocação do papa Francisco à toda Igreja Católica para o processo sinodal, que teve início em outubro de 2021 e vai até outubro de 2023. Na mensagem de abertura para a processo preparatório do Sínodo, o papa disse: “É a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão, à fraternidade que nasce de nos sentirmos abraçados pelo único amor de Deus. Todos indistintamente [...]”.

Segundo dom José Luiz Ferreira Salles, bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e referencial do Setor da Mobilidade Humana, este nono encontro é muito importante, depois do longo tempo da pandemia de Covid-19. “Nós nos encontramos para reforçar a vida fraterna, olhar o chão onde cada pastoral está pisando, trabalhando, com tantos desafios. Também é muito importante aprofundar entre nós, a nossa espiritualidade, que é de comunhão e de fraternidade”, observa dom José.

Dom José Luiz, ressalta que no encontro será aprofundado o caminho da sinodalidade, “pois diante dos desafios de hoje, é preciso sentar-se e dialogar, e juntos caminhar na construção de um mundo mais justo e fraterno. Com isso, retomamos a palavra do papa Francisco, para ‘sejamos um só’, é a isto que somos chamados: à unidade, à comunhão e à fraternidade que nasce de nos sentirmos todos abraçados pelo único amor de Deus”, conclui o bispo.

Na programação, as atividades serão: análise de conjuntura, momentos de oração, partilha da caminhada das pastorais, avaliações e projeções de caminhada em conjunto.

 As Pastorais Sociais que fazem parte do Setor da Mobilidade Humana são:  Pastoral Rodoviária, Pastoral do Turismo, Apostolado do Mar, Pastoral dos Nômades, Pastoral dos Refugiados, Núcleo dos Estudantes Internacionais, Serviço Pastoral dos Migrantes, Missão Católica Polonesa, Pastoral Nipo-Brasileira e a Articulação da Região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).