Curso Popular Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos.
A 6ª Semana Social Brasileira (2020-2023), convocada pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) e mobilizada pelas Pastorais Socias e Movimentos Populares, lança o curso: “Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”.
A formação está organizada em seis módulos, os primeiros três, com o tema da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) que é “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, ou seja, os Módulos aprofundam as temáticas: Terra, Teto e Trabalho. Já os Módulos quatro, cinco e seis foram pautados a partir dos eixos da 6ªSSB, que são: Democracia, Economia e Soberania.
Para iniciar a formação, basta clicar no link e assistir as aulas.
Abaixo, os temas das aulas dos seis Módulos.
ACESSE AS AULAS DO MÓDULO TERRA AQUI
Aula 1 – Brasil, terra de quem?
Aula 2 – Povos originários e o direito à terra
Aula 3 – O direito à terra na cidade
Aula 4 – O povo da Bíblia e a busca por terra
Neste Módulo, a assessoria será de Luciana Araújo Cavalcanti, Gilberto Vieira dos Santos, Ermínia Maricato e Leonardo Agostini. Este Módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos.
ACESSE AS AULAS DO MÓDULO TETO AQUI
Aula 1 – Habitação e cidade: Como mora o povo brasileiro?
Aula 2 – Morar e plantar: soberania e segurança alimentar
Aula 3 – Habitação e Políticas Públicas
Aula 4 – Formações das Ocupações e Favelas
A assessoria deste Módulo é de Evaniza Rodrigues, Silvia Baptista, Ricardo de Gouvêia e Edilson Mineiro. Este Módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos.
ACESSE AS AULAS DO MÓDULO TRABALHO AQUI
Aula 1 – A história do trabalho: e o futuro?
Aula 2 – Doutrina Social da Igreja: a dignidade do trabalho
Aula 3 – Reforma trabalhista: revogar é possível?
Aula 4 – Trabalho: movimento sindical e organização popular
Neste Módulo, a assessoria é de Élio Gasda, Marilane Oliveira Teixeira e Marcelo Fragozo. Este Módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos.
ACESSE AS AULAS DO MÓDULO DEMOCRACIA AQUI
Aula 1 – O que é a Democracia?
Aula 2 – Democracia: direitos sociais e cidadania
Aula 3 – Sistema político: sociedade democrática
Aula 4 – Na Democracia: a importância das instituições democráticas
Neste Módulo, a assessoria é de Marilena Chaui, Márcia Ponce, Paulo Adolfo e Selvino Heck. Este Módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos.
Módulo Democracia, acesse aqui
ACESSE AS AULAS DO MÓDULO ECONOMIA AQUI
Aula 1 – A economia nossa de cada dia
Aula 2 – Dívida pública: quem paga somos nós
Aula 3 – Com Francisco e Clara: realmar a economia
Aula 4 – Um caminho: a Economia Popular Solidária
Assessoram o conteúdo deste Módulo, Sandra Quintela, Maria Lúcia Fattorelli, Eduardo Brasileiro e Robson Digrisolo. Este Módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos.
ACESSE AS AULAS DO MÓDULO SOBERANIA AQUI
Aula 1 – Soberania Popular: Estado pela vida do povo
Aula 2 – Soberania Popular na América Latina
Aula 3 – Soberania e Segurança Alimentar: combate à fome
Aula 4 – Projeto de Soberania Popular para o Brasil
Neste Módulo, contamos com a assessoria de Darlan Montenegro, Gilberto Maringoni, Kelli Mafort e Alessandra Miranda. Este Módulo possui quatro aulas de aproximadamente 50 minutos.
O que são as Semanas Sociais Brasileiras
As Semanas Sociais Brasileiras (SSB) são mobilizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB). São realizadas de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, no diálogo inter-religioso, Movimentos Populares, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil. A SSB articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas do país, para uma ação Sociotransformadora.
Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e os eixos: Democracia, Economia e Soberania”, e com a proposta da construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores.